Está em curso na freguesia de freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra uma transformação que vai proporcionar o acesso desta população ao saneamento, após várias décadas de reivindicações. Fruto desta ação são quatro obras, 2,4 milhões de euros de investimento, a construção de 6 km de coletores gravíticos, mais 2 km de condutas elevatórias e 3 estações elevatórias, e a eliminação de 217 fossas.
Esta transformação apenas se tornou possível com a reativação dos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS), assim referiu André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, numa sessão de apresentação das obras à população no âmbito do programa municipal “Ouvir a População, Construir o Futuro”. “Felizmente que os SMS têm como objetivo reinvestir todas as suas receitas, e reinvestir na melhoria da qualidade de vida das populações atuais e futuras”, rematou.
“Esta rede de saneamento vai permitir que os solos deixem de ser contaminados com o problema das fossas e isto é muito importante, porque, além dos solos, há a questão dos lençóis freáticos e a nossa água é subterrânea, de uma qualidade inigualável e não pode ser posta em risco”, avançou Carlos Rabaçal, presidente dos SMS.
Com apenas 2 anos de reativação dos SMS, já foram executadas 2 obras que integram este pacote: a primeira fase do Prolongamento das redes na rua Baía do Sado e envolventes e a extensão de redes na rua Brejos de Canes. Em janeiro, foi iniciada a segunda fase daquela obra – mais complexa e abrangente (com duração de quase 1 ano) – e, no final deste ano, deverá ser lançado o concurso para a terceira fase deste projeto (com igual envergadura à 2ª fase).
Além do saneamento, também estão a ser feitos trabalhos no abastecimento de água nesta freguesia. No total, são 240 famílias que vão beneficiar da reabilitação e prolongamento de mais de 3 km de rede de condutas.
Adicionalmente, estão já previstas mais três empreitadas nesta freguesia rural do concelho de Setúbal: a reabilitação da rede de água na rua das Orquídeas, a intervenção no sistema de água na rotunda da Estrada de Algeruz, e, na área de saneamento, a reabilitação do coletor da Caiada.