Já se iniciaram as obras de remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Almargem do Bispo, anunciadas em fevereiro, num investimento de cerca de 640 mil euros, com um prazo de execução de 450 dias
A intervenção dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vai contemplar, para além da beneficiação das instalações da ETAR, a implementação de uma etapa de tratamento complementar, permitindo assim a reutilização de água residual tratada.
Com esta obra, para além de melhorar a alimentação elétrica e a instalação de sistema de emergência, serão aumentados os níveis de reutilização de água residual tratada, para lavagem de órgãos da unidade e a desidratação mecânica de lamas, assim como a rega dos respetivos espaços verdes.
Para além da ETAR de Almargem do Bispo, os SMAS de Sintra vão avançar com a requalificação das ETAR da Cavaleira, num investimento de 1 milhão e 600 mil euros, pata alargar a utilização externa da água residual tratada, viabilizando a rega dos espaços verdes do futuro Hospital da Proximidade de Sintra e do Parque Urbano da Cavaleira. Esta ação terá impacto na vida de cerca de nove mil pessoas.
Os SMAS de Sintra vão proceder, ainda, à ampliação e remodelação da ETAR da Azóia, num investimento estimado em 1 milhão e 100 mil euros. Esta unidade vai ser ampliada, com a construção de um conjunto de tanques, incluindo canal de oxidação e decantador secundário, a execução de unidade elevatória de lamas, a edificação de edifício para cisterna de água filtrada e poço de bombagem, entre outras obras, assim como a remodelação do edifício de exploração.
Recentemente, foi concluída a construção da ETAR de Cabrela, que responde às necessidades de saneamento de 900 pessoas.