No passado dia 15 de maio, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras apresentaram os contentores para deposição de lixo marinho, que foram instalados nas praias Azul, do Navio e de Santa Rita Norte. O projeto surgiu na sequência de uma necessidade identificada pela iniciativa ambiental “Mar à Deriva”, pode ler-se numa nota.
De acordo com os SMAS de Torres Vedras, os contentores servem para depositar os resíduos recolhidos nas praias (lixo marinho), que serão quantificados e caracterizados pelo ativistas ambientais Lídia e Manuel Nascimento, da iniciativa “Mar à Deriva”. Está prevista a utilização deste lixo marinho como matéria-prima para criação de obras de arte com a comunidade escolar, trabalhando assim a temática “Antes de reciclar – Repensar – Recusar – Reduzir – Reparar – Reutilizar”.
O projeto conta com o apoio da CONTENUR, que cedeu gratuitamente os equipamentos de deposição.
A apresentação do projeto decorreu no âmbito da iniciativa “Caminhando com a água”, que consistiu na recolha de lixo junto à arriba, entre o Reservatório do Alto da Vela, em Santa Cruz, e a Praia Azul. “A atividade contou com 30 participantes e foram recolhidos 190 kg de lixo”, refere a mesma nota.
O percurso teve início no Reservatório do Alto da Vela, recentemente personalizado pelo artista urbano Marcelo Gomes – EHME no âmbito da candidatura ao fundo ambiental “Beba água da torneira – Segura, Saudável e Sustentável”.
Para a recolha de lixo foram utilizados sacos costurados pelo Mercado Social de Campelos, feitos com materiais reutilizados (telas promocionais desatualizadas e cintos de carros abatidos).