Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão proceder à ampliação e remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Azóia, na freguesia de Colares. De acordo com a empresa municipal, a intervenção terá um investimento estimado em 530 mil euros, com um prazo de execução de 480 dias (16 meses).
A ETAR da Azóia está em funcionamento desde 1994, tendo sido dimensionada para uma população de 500 habitantes e um caudal médio de 80 m3/dia, o qual é ultrapassado em diversas ocasiões. Nesse sentido, a empreitada contempla a “ampliação da estação de tratamento”, com a “construção de um conjunto de tanques”, incluindo “canal de oxidação” e “decantador secundário”, a “execução de unidade elevatória de lamas”, a “edificação de edifício para cisterna de água filtrada” e “poço de bombagem”, assim como a “remodelação do edifício de exploração” e “arrecadação de cal e outros reagentes”, refere a empresa em comunicado.
Com tratamento biológico aeróbio por lamas ativadas de baixa carga, em sistema de vala de oxidação, a ETAR da Azóia será, ainda, dotada de mecanismos fiáveis de medição de caudais à entrada.
Ao longo da realização da obra, a estação de tratamento continuará em funcionamento, dada a sensibilidade ambiental da zona, inserida em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais.