Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a promover um concurso de criação de maquetes ilustrativas do ciclo da água, no âmbito do Dia Mundial da Água (22 de março). O concurso destina-se a alunos do 3.º Ciclo, Ensino Secundário e Profissional (que podem concorrer de forma individual ou em grupo com um máximo de 3 elementos).
Os trabalhos estarão expostos no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, com a votação a decorrer entre 4 e 22 de abril, sendo eleitas as três melhores criações através do voto dos visitantes.
De acordo com os SMAS de Sintra, as maquetes a concurso, com as dimensões máximas de 70 por 70 cm, devem ter componentes “informativos ou interativos”, privilegiando a “reutilização de materiais de utilização quotidiana”, nomeadamente “cartão e plástico de embalagens”, e versarem sobre o tema escolhido pelas Nações Unidas (ONU) para o corrente ano: “Águas Subterrâneas: tornando o invisível visível”.
O desafio da entidade compreende, assim, a criação de maquetes relacionadas com o ciclo da água, que mostrem a circulação de água à superfície, mas também no interior dos aquíferos, tendo em conta que, como refere a ONU, “quase toda a água doce líquida do mundo é subterrânea, contribuindo para o fornecimento de água potável, os sistemas de saneamento, a agricultura, a indústria e os ecossistemas”. A organização internacional salienta que as águas subterrâneas vão assumir “um papel central nas adaptações decorrentes das mudanças climáticas”, pelo que devem ser protegidas, “equilibrando as necessidades das pessoas e do planeta”, lê-se numa nota partilhada pelos SMAS de Sintra.
A entrega dos trabalhos decorre até ao próximo dia 31 de março às 18h00, nas instalações dos SMAS na Ribeira de Sintra (Rua Carlos de Oliveira Carvalho, n.º 19), onde ficarão expostos de 4 a 22 de abril, sujeitos a votação dos visitantes. Os autores das três maquetes mais votadas serão premiados com a participação na atividade “Um dia nos SMAS”, a ter lugar a 30 de julho e 27 de agosto, que constitui uma oportunidade de conhecer por dentro a realidade e as atribuições destes serviços municipalizados, incluindo a visita a um reservatório e a uma estação de tratamento de águas residuais, assim como ao laboratório e à unidade de telegestão.