Os SMAS de Sintra já atribuíram gratuitamente mais de 1.000 compostores domésticos no âmbito do projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar – Ser Melhor pelo Ambiente!”, mas continuam disponíveis as inscrições.
Nos meses de fevereiro e março do corrente ano, foram entregues 400 compostores, de um segundo lote de 600 equipamentos, a munícipes de Sintra que dispõem de espaço (quinta, horta, jardim ou terraço com local em terra) para colocar o equipamento com capacidade de 330 litros. As inscrições são analisadas por ordem cronológica de submissão e o levantamento decorre no estaleiro dos SMAS de Sintra, situado no Ouressa Park, após confirmação dos serviços.
O Projeto procura sensibilizar para a importância da valorização dos restos alimentares não cozinhados (vegetais, cascas de frutas e outros alimentos crus) e, ainda, dos resíduos de jardins e hortas, para produção de um fertilizante rico em nutrientes (composto orgânico). Ao potenciar a valorização dos resíduos, o projeto visa a redução do seu encaminhamento para aterro.
Para o levantamento do compostor por parte do munícipe, é necessária a assinatura de Declaração de Aceitação das normas de participação, em que os munícipes assumem o compromisso de utilizar o equipamento exclusivamente para o fim previsto, ou seja, a valorização de resíduos orgânicos. Os SMAS de Sintra efetuarão o acompanhamento e monitorização do projeto, através de visitas periódicas ou aleatórias aos participantes, a quem é disponibilizado um Guia de Compostagem e o apoio técnico necessário.
A promoção e incentivo da compostagem, pelos SMAS de Sintra, está a ocorrer também em várias escolas do concelho. Em Agualva-Mira Sintra, decorreu esta quinta-feira (11 de abril) a entrega de compostores nas escolas secundárias Ferreira Dias e Matias Aires, com a presença do diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, e do presidente da União das Freguesias, Carlos Casimiro. Os equipamentos foram entregues, simbolicamente, aos diretores de agrupamento, Cristina Correia (Aqua Alba) e José Luís Henriques (Agualva-Mira Sintra).
Em Agualva-Mira Sintra, os SMAS de Sintra cederam gratuitamente um total de 18 compostores domésticos, sete para o Agrupamento de Escolas Aqua Alba, com sede na Secundária Ferreira Dias, e oito para o Agrupamento de Agualva-Mira Sintra, com sede na Secundária Matias Aires, para além de três equipamentos para o CECD de Mira Sintra e para a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos. No caso das escolas da união das freguesias, o processo de compostagem vai envolver um total de 6.500 alunos.
A aquisição de segundo lote de 600 compostores foi apoiada pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), no âmbito da Operação Integrada Local de Algueirão-Mem Martins, Agualva-Mira Sintra e Queluz-Belas, que contempla ainda a criação de seis ilhas de compostagem urbana e a disponibilização de 20 equipamentos comunitários. Neste caso, em 2021, os SMAS de Sintra já tinham disponibilizado equipamentos comunitários nas Hortas Solidárias do Município de Sintra, nomeadamente em Rio de Mouro, Cacém, Monte Abraão e Pego Longo (Belas).
Ainda nesta área, recorde-se que, já em 2020, os SMAS de Sintra tinham entregue gratuitamente 300 compostores domésticos, no âmbito do Projeto “Faça mais, para fazermos melhor”, promovido em conjunto com a Tratolixo (empresa intermunicipal de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra).