Encontram-se em fase de conclusão as obras de instalação de condutas e válvula redutora de pressão em Morelena (Pêro Pinheiro), uma empreitada dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). Esta empreitada tem um investimento de “450 mil euros” e vai beneficiar cerca de “7.500 pessoas”, segundo um comunicado dos SMAS de Sintra.
A obra abrangeu a instalação de conduta distribuidora, desde a Rua David Carrasqueira (Morelena) até à Avenida dos Lapiás (Pêro Pinheiro), para abastecimento à Estação Elevatória da Pedra Furada, de forma a assegurar os caudais de elevação para Anços e Negrais. As obras compreenderam ainda a execução de troço de conduta na Rua da Fonte, com início na Estrada do Urmal e final na Avenida Marquês de Pombal (Morelena), para assegurar a ligação da conduta distribuidora do futuro reservatório de Morelena à atual conduta adutora ao Reservatório de Montelavar, lê-se na nota divulgada à imprensa.
Segundo os SMAS de Sintra, os trabalhos contemplaram, também, a execução de uma caixa com válvula redutora de pressão em local próximo ao futuro reservatório, simulando o seu funcionamento, que irá servir as localidades de Rebanque, Outeiro, Cruz da Moça, Murganhal, Morelena, Pêro Pinheiro, Montelavar, Maceira, Pedra Furada e, indiretamente, Anços, Negrais e Alfouvar, passando todo o sistema a ter uma única origem. Foi instalada ainda uma nova conduta em FFD (Ferro Fundido Dúctil), de diâmetro 300 mm, na Rua da Fonte, no sentido de que todas as redes de distribuição fiquem integradas na área de influência do futuro Reservatório de Morelena.
Iniciados no primeiro trimestre de 2020, com um prazo de execução de 360 dias, os trabalhos incluíram, ainda, a instalação de uma conduta em PEAD (Polietileno de Alta Densidade) DN200 mm, que permitirá o abastecimento a Pedra Furada, Anços, Negrais e Alfouvar e o reforço do fornecimento de água a Maceira.