SMAS de Sintra investem 1,9 milhões de euros na melhoria do sistema de recolha de resíduos
Os SMAS de Sintra vão investir mais 1,9 milhões euros na melhoria dos sistema de recolha e transporte de resíduos. Para o efeito, avançou-se, recentemente, com a abertura de concursos públicos de aquisição de contentores (no valor de 925 mil euros), de empreitada de instalação de equipamentos (280 mil euros) e de prestação de serviços de recolha, transporte e descarga na Tratolixo de contentores metálicos de grande dimensão (660 mil euros).
A aquisição de contentores, por sua vez, destina-se à instalação em zonas de obras de requalificação em articulação entre a Câmara Municipal e os SMAS de Sintra, que visam, pela sua simultaneidade no terreno, a redução do impacto para a população local e, por outro lado, potenciar a otimização de meios para a instalação de equipamentos.
Para dar resposta a várias intervenções, serão adquiridos um total de 500 contentores enterrados, sendo 140 de valência indiferenciada e 360 de recolha seletiva, 120 por cada uma das valências de resíduos seletivos: plástico/metal, papel/cartão e vidro.
Estes equipamentos destinam-se a pequenas intervenções, como as de reperfilamento de arruamentos, como sucederam, recentemente, na Avenida Aquilino Ribeiro (Massamá), Rua Coronel Melo Antunes (Massamá) e Rua Professor Dr. Virgílio Machado (Monte Abraão), mas também a empreitadas de maior dimensão, que abrangem trabalhos no âmbito das três áreas de atuação dos SMAS de Sintra: abastecimento de água, drenagem de águas residuais e recolha de resíduos. Neste caso, estão em curso as empreitadas de requalificação da Rua Campos Monteiro e Rua Manuel Ribeiro, nas Mercês, e de requalificação da Centralidade de Rio de Mouro Velho, que contemplam a substituição de contentores de superfície por enterrados, à semelhança do que já sucedeu em outras intervenções, nomeadamente na área envolvente ao antigo Mercado de Fanares (Algueirão-Mem Martins) e na Avenida D. Nuno Álvares Pereira (Agualva-Cacém).
Para a instalação de contentorização enterrada em substituição de equipamentos de superfície, que está em concretização um pouco por todo o concelho, os SMAS de Sintra avançaram com novo concurso público, no valor de 280 mil euros. A instalação de contentores enterrados é justificada pelas vantagens ambientais, por apresentarem maior capacidade de deposição, diminuição de odores e menor impacto na ocupação do espaço público, contribuindo para a saúde pública e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Os SMAS de Sintra avançaram, ainda, com o lançamento de um concurso público para a recolha, transporte, descarga na Tratolixo de contentores metálicos de grande dimensão (entre 10 m3 e 30 m3), que se encontrem em locais de deposição intermédia, como o Centro de Deposição Temporária de São João das Lampas ou o centro de deposição de resíduos verdes que funciona na ETAR de Colares. A aquisição desta prestação de serviço, pelo montante de 660 mil euros, resulta do significativo acréscimo de resíduos recolhidos, estimando-se a necessidade de uma média semanal de 60 serviços de recolha, através de viaturas dotadas de sistema ampliroll.