Os SMAS de Sintra concluíram as empreitadas em Areias e Alvarinhos, num investimento de dois milhões de euros, e em Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela, no montante de 1,6 milhões de euros, dotando estas localidades da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem de rede de saneamento.
Assim, a entidade deu mais um passo para aumentar a taxa de cobertura da população servida por drenagem de águas residuais, respondendo às necessidades de munícipes que, até ao momento, apenas dispunham do recurso a fossas sépticas. Em Cabrela, foi construída ainda a 18.ª estação de tratamento do concelho, que representou um investimento de 660 mil euros.
Com estes investimentos agora concluídos, que ascendem a mais de 4,2 milhões de euros, os SMAS de Sintra contribuem, ainda, para a melhoria ambiental de uma zona sensível do concelho, incluindo áreas classificadas como Parque Natural de Sintra-Cascais.
Em Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela, a empreitada contemplou a execução de uma rede de coletores com cerca de 4,5 quilómetros e abrangeu ainda a remodelação da rede de abastecimento de água, numa intervenção que beneficia cerca de 900 habitantes.
Também executada foi a ETAR de Cabrela, que complementa a rede construída, ocupando uma área de 2.545 metros quadrados, situada a sul das povoações de Silva, Faião e Cabrela e a norte de Casais de Cabrela. As águas residuais tratadas são encaminhadas para um afluente da ribeira de Cabrela, através de um coletor de ligação da ETAR à linha de água.
Estas intervenções integram um projeto mais vasto que incluiu a construção das redes de Godigana e Carne Assada, um investimento de 1 milhão e 728 mil euros, que beneficiou cerca de 450 habitantes. A rede de drenagem é constituída por duas bacias, incluindo a rede de coletores, uma estação elevatória de águas residuais em Casais de Cabrela (também já executada) e as ETAR de Godigana e Cabrela. A ETAR de Godigana está em atividade desde 2019 e representou um investimento na ordem dos 400 mil euros.
Nas localidades de Areias e Alvarinhos, por seu turno, também já estão concluídos os trabalhos de remodelação do sistema de abastecimento de água e de construção da rede de saneamento, numa intervenção que vai beneficiar cerca de 600 pessoas. Os trabalhos decorreram nas localidades de Areias, Alvarinhos e A-do-Longo e complementaram a empreitada já realizada nas povoações de Barreira, São Miguel e Funchal, que representaram um investimento de 1 milhão e 100 mil euros.
Quanto a investimentos futuros no território de São João das Lampas e Terrugem, os SMAS de Sintra têm em carteira um investimento na ordem dos 12 milhões de euros, com a prioridade a residir na construção da ETAR de Alvarinhos e Areias (710 mil euros), para complementar a empreitada nestas duas localidades.
Em projeto estão, ainda, a construção da rede de águas residuais domésticas e remodelação da rede de abastecimento de água de Codiceira, Fachada e Chilreira, Ribeira de Rio de Cões, Alfaquiques, Aldeia Galega, Catribana e Assafora. As intervenções planeadas vão abranger, também, a construção da ETAR do Sacário, a reabilitação do Reservatório da Terrugem, a remodelação e prolongamento das redes de água entre a Amoreira e a Assafora, e, por último, a requalificação do sistema de abastecimento de água e drenagem de águas residuais nas povoações de Seixal, Arneiro da Arreganha, Moucheira e Pêro Leite.