SMAS de Sintra dedicam fim-de-semana ao consumo de água da torneira e à recolha de biorresíduos
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão divulgar e sensibilizar para o consumo de água da torneira e para a recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos), que será expandida a todo o concelho de Sintra a partir de 1 de outubro. Estas ações vão ser promovidas em dois eventos agendados para este sábado, dia 24 de setembro: a Feira da Saúde de Rio de Mouro (Mercado Municipal, das 10h00 às 18h00), e no Cinema ao Ar Livre (Centro Lúdico das Lopas, a partir das 20h30).
Em Rio de Mouro, após o interregno provocado pela pandemia, a Junta de Freguesia volta a promover mais uma edição da Feira da Saúde, com o objetivo de sensibilizar a comunidade em geral para a necessidade da adoção de comportamentos saudáveis, assim como a aposta na prevenção ao nível dos cuidados de saúde. Com distribuição de águas aromatizadas, os SMAS de Sintra vão sensibilizar para a “qualidade da água distribuída no concelho”, que responde a todas as normas e requisitos legais, com o controlo de qualidade a cargo do seu Laboratório. De acordo com os SMAS de Sintra, este serviço assegura, anualmente, o desenvolvimento do Programa de Controlo de Qualidade da Água, que corresponde a análises efetuadas na torneira do consumidor e se traduz em cerca de mil colheitas por ano.
Para além desta ação, cujo mote é “Beba água da torneira”, os SMAS de Sintra vão sensibilizar para outras questões ambientais, com particular destaque para a recolha seletiva de biorresíduos.
Após Rio de Mouro ser palco do projeto piloto em final de 2020 e a implementação da Operação “Sintra e os Biorresíduos” desde 2021, a recolha seletiva de biorresíduos entra numa fase decisiva, com o alargamento à totalidade do território do concelho, já no início do mês de outubro. Os SMAS de Sintra antecipam, assim, as metas impostas a nível nacional de obrigatoriedade desta recolha no início de 2024.
Para concretizar esta recolha seletiva, os SMAS de Sintra estão a proceder à entrega nas habitações de um pequeno balde castanho (de 7 litros) e de sacos verdes, onde devem ser colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados existentes na via pública. Após a sua recolha através dos circuitos normais, os sacos são triados na Central de Digestão Anaeróbia da Tratolixo (empresa intermunicipal de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra) e o processo de tratamento vai gerar energia elétrica a partir de biogás, que será exportada para a Rede Elétrica Nacional como “energia verde”, sendo produzido ainda um composto orgânico para aplicação na agricultura, explicam os SMAS de Sintra.
Em Agualva, no Centro Lúdico das Lopas, a divulgação da recolha de biorresíduos vai decorrer no âmbito do “Cinema ao Ar Livre”, na noite de sábado a partir das 20h30, inserida na programação dos equipamentos lúdicos do concelho, dirigida às famílias e para todas as faixas etárias. O lema desta iniciativa nas Lopas é “Menos resíduos, mais Ambiente. Por um Concelho mais Sustentável”.