Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) concluíram a intervenção de substituição de 45 contentores enterrados na urbanização de Fitares, na freguesia de Rio de Mouro, divididos por 11 locais de deposição, pode ler-se numa nota.
Com recurso a meios próprios dos serviços, a substituição da contentorização foi concretizada nas avenidas do Parque e de Fitares, Praça do Relógio e Estrada Marquês de Pombal, com o último ponto a ser intervencionado na Alameda do Relógio.
Embora mantendo a capacidade de deposição, que varia entre 3 e 5 mil litros (vidro, plástico/metal, papel/cartão e indiferenciados), os trabalhos contemplaram a instalação de contentores molok em substituição dos enterrados existentes, equipamentos antigos e que apresentavam frequentes problemas de operacionalidade.
Segundo os SMAS de Sintra, a intervenção realizada em Fitares constitui mais um passo na estratégia do município de renovação da contentorização de recolha de resíduos urbanos, que representa um investimento global de quatro milhões de euros.
Além de Fitares, os SMAS de Sintra já procederam à renovação da contentorização na Serra das Minas, com instalação de 195 contentores, e têm intervenções em curso em vários pontos do concelho de Sintra, com destaque para Mem Martins (234); Tapada das Mercês (231); zonas balneares e localidades adjacentes da área litoral (174); e Algueirão (170).