SMAS de Sintra concluem requalificação da ETAR de Almargem do Bispo
Os SMAS de Sintra concluíram a empreitada de remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Almargem do Bispo, um investimento de cerca de 640 mil euros. A intervenção contemplou, para além da beneficiação das instalações da ETAR, a implementação de uma etapa de tratamento complementar, permitindo assim a reutilização de água residual tratada, no âmbito do funcionamento da unidade.
Com esta obra, para além de melhorar as condições de funcionamento da ETAR (com a melhoria da alimentação elétrica e instalação de sistema de emergência), os SMAS de Sintra vão conseguir aumentar os níveis de reutilização de água residual tratada, para lavagem de órgãos da unidade e a desidratação mecânica de lamas, assim como a rega dos respetivos espaços verdes.
Para além da ETAR de Almargem do Bispo, os SMAS estão a investir na requalificação da ETAR da Cavaleira (Algueirão-Mem Martins), num investimento de 1 milhão e 600 mil euros. Neste caso, também será alargada a utilização externa de água residual tratada, viabilizando a rega dos espaços verdes do novo Hospital de Sintra e do Parque Urbano da Cavaleira. A empreitada de beneficiação da ETAR da Cavaleira vai, assim, reforçar o tratamento das águas residuais provenientes da Cavaleira e Coopalme e passar a dar resposta também a Sacotes, num universo populacional de cerca de nove mil pessoas.
Em curso está ainda a ampliação e remodelação da ETAR da Azóia (Colares), num investimento de cerca de 1 milhão e 100 mil euros. Esta unidade está a ser ampliada, com a construção de um conjunto de tanques, incluindo canal de oxidação e decantador secundário, a execução de unidade elevatória de lamas, a edificação de edifício para cisterna de água filtrada e poço de bombagem, entre outras obras, assim como a remodelação do edifício de exploração.
O sistema de tratamento de água residuais do concelho de Sintra conta com 18 unidades, a última das quais a entrar ao serviço foi a ETAR de Cabrela, na União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, que representou um investimento de 660 mil euros e complementou a execução da rede de drenagem de águas residuais de Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela (investimento concluído de 1,6 milhões de euros). A ETAR de Cabrela foi construída a sul das povoações de Silva, Faião e Cabrela e a norte de Casais de Cabrela, ocupando uma área de implantação de 2545 m2, tendo sido projetada para dar resposta às necessidades de saneamento de 900 pessoas.