SMAS de Sintra concluem renovação de contentorização no Casal da Barota
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) concluíram a instalação de nova contentorização de recolha de resíduos urbanos no Casal da Barota, na também denominada Urbanização Massamá Norte. A remodelação da contentorização naquela urbanização da freguesia de Queluz e Belas, com a substituição de equipamentos de superfície por enterrados, contemplou 140 contentores de diferentes valências (indiferenciados, plástico/metal, papel/cartão e vidro), divididos por cerca de 30 pontos de deposição. A intervenção realizada naquela urbanização, à semelhança do que sucede um pouco por todo o concelho, permite o aumento da capacidade de deposição, contribui para um melhor ambiente (com a diminuição de odores), reduzindo também o impacto de ocupação do espaço público.
A substituição da contentorização no Casal da Barota arrancou na Rua Dona Brites, no âmbito de trabalhos de reperfilamento do arruamento, promovidas pela Câmara de Sintra, seguindo-se as ruas Dona Mafalda e Dona Matilde. Os trabalhos abrangeram, posteriormente, as ruas D. Inês de Castro, D. Dulce de Aragão, D. Joana, D. Mariana Vitória, D. Maria Ana de Áustria, D. Filipa de Lencastre, D. Urraca Afonso, D. Isabel de Aragão, Padeira de Aljubarrota e D. Amélia.
Ainda no território da União das Freguesias de Queluz e Belas, os SMAS de Sintra instalaram novos contentores na Rua Paz e Amizade, na Urbanização da Quinta da Samaritana, e na Rua Alexandre Herculano, no Pego Longo. Também no Largo do Palácio Nacional de Queluz, nas imediações da Pousada D. Maria II e do Regimento de Artilharia Antiaérea de Queluz, já foram instalados novos contentores, no âmbito de um plano de substituição de um conjunto de equipamentos que se encontravam em mau estado de conservação (modelo Ticino).
A substituição destes equipamentos, que vai prosseguir em outras localizações da área urbana do concelho, também já foi concretizada em três pontos de deposição na Avenida dos Bons Amigos, em Agualva, assim como na Praceta das Descobertas (nas proximidades da Biblioteca Municipal de Agualva-Cacém) e na Rua Afonso de Albuquerque. Ainda na cidade de Agualva-Cacém, os SMAS de Sintra promoveram a renovação da contentorização na área do Cacém Polis, abrangendo a instalação de 52 equipamentos enterrados, divididos por 11 pontos de deposição, neste caso também em substituição de equipamentos antigos e com frequentes problemas de operacionalidade, alguns dos quais já se encontravam mesmo desativados (os chamados TNL).