Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão avançar com a remodelação da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Almargem do Bispo, para melhoria da alimentação elétrica, instalação de sistema de emergência e para aumentar os níveis de reutilização da água residual tratada, como para lavar órgãos da unidades, desidratar mecanicamente as lamas e regar respetivos espaços verdes.
O investimento é de cerca de 640 mil euros, com um prazo de execução de 450 dias, tendo o auto de consignação da obra sido já celebrado entre os SMAS de Sintra e os responsáveis do empreiteiro.
Os SMAS de Sintra já reutilizam água residual tratada em 10 ETAR (Almoçageme, Cavaleira, Colares, Cortegaça, Janas, Ribeira, Magoito, Montelavar, Negrais e Vila Verde), para utilizações internas, e em cinco destas unidades (Cavaleira, Colares, Cortegaça, Janas, Montelavar) há mesmo uso externo por parte dos serviços dos SMAS de Sintra, como a limpeza e desobstrução de coletores e a lavagem de contentores de recolha de resíduos.
Para além de Almargem do Bispo, a reutilização de água residual tratada vai ser incrementada nas ETAR de Sabugo e de São João das Lampas, conforme já previsto nos projetos de reabilitação destas duas unidades, assim como na Cavaleira, em Algueirão-Mem Martins, que vai ser remodelada num investimento de 1 milhão e 600 mil euros. Em relação à ETAR da Cavaleira, os SMAS de Sintra pretendem alargar a utilização externa da água residual tratada para a rega dos espaços verdes do futuro Hospital de Proximidade de Sintra e do Parque Urbano da Cavaleira.
É de relembrar que os SMAS de Sintra concluíram recentemente a construção da ETAR de Cabrela, na União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, que representou um investimento de cerca de 660 mil euros. Pode ler aqui.