Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) acabam de anunciar que se encontram a renovar a frota automóvel. A última aquisição abrangeu “três viaturas ligeiras de mercadorias, 100% elétricas”, representando um “investimento de 100 mil euros”, que contaram com uma “comparticipação de 12 mil euros do Fundo Ambiental”, pode ler-se num comunicado.
De acordo com os SMAS de Sintra, estas três viaturas destinam-se a “equipas operacionais e técnicas”, nomeadamente das “áreas do saneamento, laboratório e comercial”, e vem ao encontro das “preocupações ambientais”.
Num concelho com 320 km2 de área territorial, os SMAS de Sintra necessitam de, regularmente, “investir na renovação de viaturas”, para dar resposta às constantes solicitações nas suas três áreas de atuação (abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha de resíduos). Em 2020, os SMAS de Sintra iniciaram um novo ciclo de substituição da frota, apostando na “aquisição de viaturas híbridas, menos poluentes e mais amigas do ambiente”, a que sucedeu um “investimento em veículos 4×4, nomeadamente para acompanhamento da realização de obras no terreno”.
Dada a necessidade de renovar algumas viaturas de equipas operacionais e técnicas, os SMAS de Sintra avançaram com a “aquisição de três veículos elétricos, de tipo comercial com caixa fechada, que dispõem de uma autonomia que ronda os 300 km”. As viaturas agora adquiridas apresentam vantagens no domínio ambiental, decorrente de serem “elétricas em vez de combustão (gasóleo ou gasolina)”, mas também em termos económicos ao nível de “consumos e dos próprios custos de manutenção”.
A aposta delineada na renovação da frota automóvel, “sempre que possível com recurso a veículos menos poluentes”, visa uma otimização dos recursos e uma redução dos custos, mas também evidenciar as preocupações ambientais dos SMAS de Sintra, que se querem afirmar como “uma marca de referência no desenvolvimento sustentável” do Município de Sintra.