Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão arrancar na próxima semana com a remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais num troço da Avenida da Liberdade e na Avenida 25 de Abril, em Pero Pinheiro. Em comunicado, a empresa refere que a obra terá um investimento de cerca de 210 mil euros e com um prazo de execução de 180 dias (seis meses).
A intervenção resulta da acumulação de águas pluviais que se verifica, aquando de precipitação mais intensa, num troço da Avenida da Liberdade, pelo que será remodelado o coletor pluvial nesta artéria e na Avenida 25 de Abril, até à descarga na linha de água, além da instalação de novos escoamentos de água (sumidouros), lê-se no mesmo comunicado. Em simultâneo, refere a empresa municipal, serão renovadas as redes de abastecimento de água, incluindo ainda os ramais domiciliários, e de drenagem de águas residuais domésticas.
Para a concretização da Fase 1 da empreitada, com início previsto para a próxima segunda-feira, dia 4 de janeiro, será efetuado o corte total de circulação viária na Avenida 25 de Abril, no troço entre a Rua Joaquim Chilreia e o arruamento junto ao “Museu” Amadeu das Molas, numa intervenção que deverá decorrer até 5 de março.
Sendo a Avenida 25 de Abril uma via de acesso à localidade de Montelavar, o trânsito será desviado pela Avenida da Liberdade até ao cruzamento com a Escola EB 2,3 Dr. Rui Grácio. No início de março, a intervenção obrigará a condicionalismos na circulação automóvel no troço da Avenida da Liberdade, vulgarmente conhecida por Estrada Nacional 9.