Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a alargar a recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) à União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, abrangendo mais 50 mil habitantes.
Após Agualva e Mira Sintra e a expansão à totalidade do território da União das Freguesias de Sintra, os SMAS de Sintra dão mais um passo para que este sistema esteja operacional, no final do primeiro trimestre de 2023, em todo o concelho de Sintra, lê-se num comunicado.
Para assinalar a expansão a Massamá e Monte Abraão, teve lugar esta terça-feira, dia 12 de julho, por ocasião da comemoração dos 25 anos da criação das duas freguesias, uma ação de divulgação e sensibilização da Operação “Sintra e os Biorresíduos”, tendo como palco a Rotunda Laura Aires (Massamá), entre as 14h00 e as 19h00. Os SMAS de Sintra e a União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão vão apresentar, ainda, o projeto “Comércio Sustentável”, de recolha de papel/cartão, dirigido aos comerciantes.
A União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão é, assim, o território que se segue na expansão da recolha seletiva de resíduos alimentares, uma aposta estratégica dos SMAS de Sintra no sentido de aumentar os níveis de recolha seletiva e reduzir o encaminhamento de resíduos para aterro, transformando os mesmos em recursos, através da produção de composto orgânico ou de energia.
Após o projeto piloto em 2020 na área da freguesia de Rio de Mouro, o sistema de recolha de biorresíduos foi alargado, em 2021, à Freguesia de Colares e a algumas localidades da União das Freguesias de Queluz e Belas, Freguesia de Rio de Mouro e União das Freguesias de Sintra. Ao longo de 2021, os SMAS de Sintra implementaram, assim, a Operação “Sintra e os Biorresíduos” num universo populacional de 75 mil pessoas, correspondente a 25 mil fogos habitacionais, no âmbito de uma candidatura financiada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), no montante de 292.721,55 euros. A Operação “Sintra e os Biorresíduos” representa um investimento dos SMAS de Sintra de cerca de 670 mil euros.
Para aderir, os cidadãos devem preencher o formulário disponível aqui.