Os SMAS de Sintra aderiram à Associação de Limpeza Urbana/Parceria para Cidades+Inteligentes e Sustentáveis (ALU), uma entidade que tem por objetivo criar uma rede de cidades, agentes e operadores com vista à promoção do setor, procurando contribuir para cidades e áreas urbanas promotoras da descarbonização, da eficiência de materiais e da sustentabilidade.
Sendo responsável pela recolha e transporte de resíduos urbanos no concelho de Sintra, uma das principais valências da limpeza urbana, os SMAS procuram, assim, recolher e contribuir para a troca de experiências e conhecimentos sobre a temática, fomentando as melhores práticas de atuação, “ao nível da tecnologia, da otimização de equipamentos, da gestão eficiente e da abordagem aos cidadãos”.
A melhoria da eficiência dos serviços de limpeza urbana é um dos propósitos da ALU, que já conta com mais de 60 associados, entre municípios, freguesias, empresas municipais e empresas privadas fornecedoras de serviços e equipamentos, correspondente a instituições que representam mais de 20% da população portuguesa. Segundo um estudo realizado em 2021, o setor da limpeza urbana no país já abrange quase 12 mil postos de trabalho diretos e 7.500 indiretos, assim como um impacto de 468 milhões de euros na economia nacional.
A adesão assume-se também como relevante perante a necessidade de envolver os cidadãos nestas temáticas ambientais, tornando-os corresponsáveis pela manutenção e limpeza das áreas urbanas e dos espaços naturais, o que obriga a uma mudança de comportamentos e de consciência de que a preservação do espaço público, incluindo a limpeza.
Os SMAS de Sintra aderem a esta associação num momento em que se realizou, no Autódromo do Estoril, entre 12 e 14 de dezembro, o 5.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, com o mote “Limpeza Urbana ao Serviço das Pessoas e dos Territórios”