Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão avançar com a remodelação da câmara de manobras do Reservatório da Rinchoa, na freguesia de Rio de Mouro, num investimento estimado em 610 mil euros.
A abertura do concurso de execução foi aprovada, esta terça-feira, em reunião do executivo municipal de Sintra. Durante a intervenção, será assegurada a continuidade do abastecimento à população e a operacionalidade do sistema, que serve as localidades de Rio de Mouro, Mercês, Serra das Minas e Mem Martins.
A intervenção a realizar no Reservatório da Rinchoa, com um prazo de execução de 18 meses (540 dias), abrange a “câmara de manobras e as tubagens e acessórios do sistema de adução e distribuição”, uma vez que já “apresentam sinais de desgaste e corrosão”, o que poderá dar origem a “roturas e consequente perturbação no fornecimento de água à população”, pode ler-se numa nota divulgada pelos SMAS de Sintra. Já este ano, a entidade promoveu uma intervenção de reparação de duas roturas na tubagem da câmara de manobras, em trabalhos que foram considerados urgentes e inadiáveis, porque a perda de água era contínua e com possibilidade de expansão.
De acordo com os SMAS de Sintra, uma das roturas situava-se numa das condutas distribuidoras, a montante da válvula de seccionamento da distribuição da célula 2, que foi colocada fora de serviço, de forma a evitar perda de água, com a reserva e abastecimento à população assegurada pelas restantes duas células do reservatório. A segunda rotura situava-se na conduta adutora, de diâmetro 500 mm, o que obrigou, durante o período de reparação (cerca de 24 horas), a suspender a adução de água ao reservatório. O fornecimento à população foi assegurado através da água armazenada nas duas células em exploração, o que evitou qualquer corte no abastecimento.
A reabilitação integral da câmara de manobras do Reservatório da Rinchoa, composto por três células com 5.000L/cada, vai contemplar a substituição de todas a tubagens e válvulas, para além da reabilitação de paredes, revestimentos interiores e exteriores e tetos e substituição da cobertura. Os trabalhos incluem ainda a instalação de válvulas de seccionamento individual das condutas distribuidoras para Rio de Mouro e Mem Martins, incluindo a medição do caudal individual para cada uma destas zonas abrangidas por este reservatório.