A SMARTGAR nasceu em 2017 como plataforma de gestão das e-GARs e resíduos. Desde então que se apresenta ao mercado como a solução rápida e integrada para que, seja produtor, transportador ou destinatário dos resíduos, possa poupar tempo e recursos na sua operação. Atualmente, gere mais de 1.000.000 guias eletrónicas, permitindo a desmaterialização da operação de gestão, recolha e tratamento de resíduos, e facilitando os processos rotineiros do negócio.
Por que razão devem os clientes escolher a SMARTGAR? A resposta é simples. Porque disponibiliza um serviço completo e flexível, a um preço competitivo, que varia de acordo com o número de instalações e de e-GARs geridas. E porque, com base nos inputs dos clientes, as suas funcionalidades foram desenhadas para agilizar e otimizar a operação de gestão dos resíduos. A plataforma garante ser a solução ideal para pequenas e grandes empresas, estando alojada na cloud e, por isso, sempre disponível. Certificada pela APA, a SMARTGAR é uma app web (também com app mobile android), sem custos de suporte e manutenção e sem limite de estabelecimentos e utilizadores. Dispõe ainda de uma API pública customizável para integração com o ERP do cliente.
O software foi-se desenvolvendo para dar resposta a cada vez mais utilizadores, em diferentes áreas de negócio e com diferentes necessidades: transportadores, destinatários, operadores de gestão ou produtores de resíduos. Foram essas necessidades o motor de desenvolvimento de parte das funcionalidades da plataforma e aquilo que veio a dar à SMARTGAR o verdadeiro cunho de um software as a service: auscultar os clientes, entregar valor, melhorar o produto. A análise desses inputs dos clientes levou à desmaterialização do processo de tratamento de informação e à obtenção de relatórios com os KPIs do negócio.
A SMARTGAR pode melhorar a operação dos clientes possibilitando o cumprimento de prazos e obrigações legais, a digitalização de processos, a poupança de tempo e recursos humanos, a diminuição de erro humano e o reinvestimento de tempo e recursos na melhoria do negócio. E fica a promessa: numa semana, a gerir 100 e-GARs, o cliente ganha mais de quatro horas de trabalho.
*Este artigo foi publicado na edição 103 da Ambiente Magazine.