A Ambiente Magazine e a Ambitur, em parceria com a Fundação AIP, vai realizar a segunda edição da conferência “Smart and Green Tourism” no próximo dia 3 de março, entre as 10H00 e as 13H00, no Auditório AVK, no Pavilhão 3 da FIL, no âmbito da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.
O objetivo de mais esta edição é reforçar a importância do setor do turismo não se atrasar no caminho da sustentabilidade e perceber de que forma é que as empresas se estão a adaptar no sentido de acederem ao financiamento verde.
A iniciativa contará com dois painéis, cujos moderadores estão já confirmados.
Roberto Antunes, diretor executivo do NEST – Centro de Inovação, irá moderar o Painel I, cuja temática será “Transição Verde, uma prioridade para o turismo nacional?“.
Formado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, e com uma pós graduação em Gestão de Turismo pela ESTH do Estoril, tem uma carreira de mais de 20 anos em gestão de marketing, com vasta experiência em gestão de unidades de negócio, comunicação e inovação em bens de grande consumo. Experiência que acumula de funções de liderança local, regional e global em multinacionais, tendo percorrido profissionalmente mercados como França, Itália, Reino Unido e Brasil. Recorde-se que o NEST é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada pelo Turismo de Portugal, ANA Aeroportos, Brisa Via Verde, Google, Microssoft, NOS, Millennium BCP e BPI, com objetivo de instigar inovação em toda a cadeia de valor e suportar as PMEs na transição para economia Digital e Verde.
No Painel II, que incidirá sobre “Financiamento verde, climático e sustentável“, será Sofia Santos, fundadora da Systemic, a moderadora. Economista e especialista em sustentabilidade e financiamento sustentável, Sofia tem mais de 20 anos de experiência profissional entre bancos, empresas, ONG e o setor público. Iniciou a sua carreira em 1997 no departamento de Research da Merrill Lynch em Londres e regressou a Portugal em 1999. Trabalhou para a Reuters, Bloomberg, INE e CELPA. Em 2004, fundou a empresa de consultoria Sustentare, focada em projetos sustentáveis. E em 2013 fundou a Systemic, trabalhando em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e Portugal, em finanças sustentáveis, energia sustentável, economia circular, green bonds, entre outros. Como consultora tem abraçado desafios específicos: de 2016 a 2018, foi secretária Geral do Conselho Empresarial Português para o Desenvolvimento Sustentável; de novembro de 2018 a setembro de 2019, foi técnica de Especialista em Finanças Sustentáveis no Gabinete do Ministro do Meio Ambiente e Transição Energética. Foi ainda responsável pelo “Grupo de Reflexão para o Financiamento Sustentável”, que levou 20 instituições a assinarem a “Carta de Compromisso para o Financiamento Sustentável em Portugal”.
Desde novembro 2019 é Sustainability Champion in Chief na Systemic, uma empresa de consultoria que apenas trabalha os temas de sustentabilidade em vários setores a nível nacional e internacional. É também consultora para a região de África no Green Climate Fund das Nações Unidas, Presidente da Assembleia Geral das Águas de Portugal e membro do Comité de Investimento do Fundo Português para a Inovação Social.
É autora de sete livros, dos quais três se dedicam ao financiamento sustentável. E é Professora Associada da ISEG e coordenadora do curso executivo da ISEG “Finanças Sustentáveis: Finanças Verdes e Climáticas”, sendo graduada em Economia pela ISEG, mestre em Economia pela Birkbeck College na Universidade de Londres e doutora pela Middlesex University em Londres sobre o papel do banco na promoção do desenvolvimento sustentável.
Faça a sua inscrição aqui.