O sistema KNX de gestão e controlo de edifícios da Schneider Electric, gestora de energia e automação, foi incluído na Plataforma de Materiais da Green Building Council de Espanha (GBCe), um serviço do GBCe que permite a arquitetos, promotores e construtores conhecer as caraterísticas ambientais dos produtos e sistemas utilizados na construção que contribuem para a qualidade ambiental dos edifícios.
A inclusão dos seus produtos na plataforma de materiais da GBCe permite a contribuição na eficiência e sustentabilidade energética e consolida o papel da multinacional no campo da construção sob padrões internacionais associados a boas práticas.
O sistema de gestão e controlo da Schneider Electric, baseado no KNX, protocolo de comunicações abertas e standard, permite dar resposta às necessidades de conforto e eficiência energética em edifícios que estão em constante mudança. Permite adaptar o funcionamento dos elementos passivos e ativos, reduzindo o consumo energético e garantindo conforto. O KNX integra todas as funções principais, como iluminação, aquecimento e ar condicionado num único sistema inteligente, o que ajuda a reduzir os custos operacionais, implicando uma significativa poupança de energia.
Entre os produtos da Schneider Electric incluídos na base de dados da plataforma e que, portanto, estão dentro dos parâmetros e critérios exigidos pelas certificações LEED, BREEM e VERDE, destacam-se os controladores Multitouch KNX, o botão KNX Pro, o sistema de supervisão avançado homel Ynk ou Wiser for KNX, os analizadores de energia Acti9, a gama de detetores de presença ARGUS, os sensores de CO2, temperatura e humidade, os sensores exteriores de luminosidade e temperatura, e as centrais meteorológicas. Todos estes produtos contribuem para somar créditos nas diferentes categorias das certificações LEED, BREEAM e VERDE.
“Este reconhecimento reforça o compromisso, a longo prazo, da Schneider Electric em fornecer aos clientes as soluções mais simples e mais potentes para maximizar a eficiência energética dos seus edifícios, com os evidentes benefícios ambientais e os custos que isso representa. Este tipo de ferramenta facilita o trabalho de arquitetos e engenheiros que procuram materiais mais sustentáveis, para que os seus edifícios possam cumprir os padrões mais exigentes”, assegura Miryam Salvador, Architects & Interior Designers Channel Manager de Schneider Electric.
No passado dia 9 de março, entrou em vigor em Espanha a lei 9/2017, de 8 de novembro, sobre contratos do setor público, que incorpora, pela primeira vez, a inclusão de caraterísticas ambientais como um dos critérios para a concessão de contratos públicos. Estas caraterísticas ambientais podem referir-se, entre outras, à redução do nível de emissão de gases com efeitos de estufa, ao uso de medidas de economia e eficiência energética e utilização de energia proveniente de fontes renováveis.
Estes critérios relacionados com a qualidade deverão representar, pelo menos, 51% da pontuação atribuível nas propostas apresentadas em todos os contratos de serviços do anexo IV da lei, assim como nos contratos que tenham por objetivo serviços de carácter intelectual, como os serviços de engenharia e arquitetura.
Alguns exemplos de aplicação do sistema de controlo e gestão KNX, é a sede em Barcelona do prestigiado escritório de advogados Cuatrecasas, construído de acordo com os rigorosos padrões de eficiência energética do Green Building Council que obteve a certificação LEED na categoria ORO, melhorando o conforto, gestão e manutenção e redução dos custos de energia em 30%; assim como o The Edge em Amesterdão, o prédio de escritórios mais sustentável do mundo com uma pontuação BREEAM-NL de 98,36% e Le Hive, em Paris, sede mundial da Schneider Electric, com uma pontuação BREEAM-NL de 92% no desempenho da gestão de ocupação e de 88% no desempenho de gestão do edifício.