Sintra sensibiliza para o combate ao desperdício alimentar
O Município de Sintra vai assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (entre 16 e 24 de novembro) com um conjunto de iniciativas que visam sensibilizar para o combate ao desperdício alimentar, promovendo práticas sustentáveis na confeção da alimentação, evidenciando, ainda, os impactos sociais, ambientais e económicos que resultam da perda de alimentos. Com o mote “O Desperdício Alimentar não tem Paladar”, esta campanha europeia pretende sensibilizar a comunidade em geral para um problema que se coloca à escala planetária: um terço dos alimentos produzidos para consumo humano é desperdiçado. A iniciativa europeia (EWWR-European Week for Waste Reduction), que todos os anos elege uma temática em torno da redução de resíduos, alerta ainda que os estados da União Europeia produzem anualmente mais de 59,2 milhões de toneladas de resíduos alimentares, o que corresponde a cerca de 132 kg por habitante.
Em Sintra, numa parceria dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) com a Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos (EPAV)-Escola de Hotelaria de Colares, o programa da Semana Europeia arranca com um almoço buffet “Desperdício Zero”, com receitas elaboradas por alunos dos cursos de Cozinha e Restaurante/Bar, que vai decorrer, no próximo dia 18 de novembro, no MAR-Museu da Água e Resíduos.
Durante a semana, as iniciativas vão ter lugar nas instalações dos polos de Colares e de Sintra da EPAV. Em Colares, no dia 19 (terça-feira), será realizado um workshop de cozinha, com aproveitamento de desperdícios alimentares na elaboração de sopas e risotos, seguindo-se um workshop de reaproveitamento de desperdícios de fruta, para a execução de bebidas sem álcool. Ainda no polo de Colares (no dia 20), o programa contempla uma exposição de cartazes de sensibilização para a redução do desperdício alimentar na restauração, realizados no âmbito da disciplina de Cultura Gráfica e Digital. No polo de Sintra, no dia 21 (quinta-feira), será a vez da realização de um workshop de pastelaria, com confeção de compotas e doces a partir de desperdícios de fruta.
Na sexta-feira, dia 22, entre as 15h00 e as 17h30, “Combate ao Desperdício Alimentar e Alimentação Saudável e Sustentável” é o título de uma palestra, agendada para o auditório dos SMAS de Sintra, que terá transmissão em streaming no canal YouTube dos SMAS de Sintra. Além de formadores da EPAV, Frederico Graciano e Jerónimo Silva, o evento contará com intervenções do diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira; da nutricionista da Câmara de Sintra, Raquel Ferreira; e da professora Graça Sobral, da Escola Secundária Matias Aires.
Para memória futura das iniciativas realizadas ao longo da EWWR em Sintra, está previsto ainda o lançamento de um livro de receitas, em formato digital, elaboradas com aproveitamento de desperdícios alimentares, a cargo de alunos da EPAV.
Aproveitando a temática da campanha, os SMAS de Sintra estão a dinamizar várias atividades na área da compostagem e da instalação de hortas/jardins em modo biológico, com sessões do “Programa Joaninha”, “Da Horta à Mesa” e “Compostagem da Avó Olinda”, com enfoque principal na Escola EB 1 n.º 1 de Mem Martins, CECD de Mira Sintra e Casa de Saúde da Idanha, que foram palcos, recentemente, da instalação de hortos lúdico-pedagógicos. A instalação destes equipamentos visa permitir a prática inclusiva de atividades agrícolas educativas e ocupacionais, particularmente por pessoas com necessidades educativas especiais e/ou mobilidade reduzida. A disponibilidade destes equipamentos, por parte do Município de Sintra, insere-se no âmbito das Operações Integradas Locais de Algueirão-Mem Martins, Agualva/Mira Sintra e Queluz/Belas, cofinanciadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Sintra vai promover, ainda, no cenário natural da Quinta da Ribafria, em Sintra, no dia 19 de novembro (entre as 14h30 e as 17h00), o Encontro de Professores/Coordenadores do Programa Eco-Escolas que, entre outros temas, será palco de workshops sobre compostagem, hortas escolares pedagógicas e desperdício alimentar nos refeitórios. O evento será aproveitado ainda para apresentação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, a cargo dos SMAS de Sintra, e do Projeto Sintra Cresce Saudável.
Além de sensibilizar para uma questão problemática, face aos milhões de pessoas (dados apontam para 2,4 mil milhões) que, a nível global, não conseguem consumir uma refeição de qualidade, a Semana Europeia pretende alertar para os impactes ambientais do desperdício alimentar, em termos de consumo de água, utilização de solos agrícolas e uso de fertilizantes. Ao desperdiçar alimentos, estamos também a desperdiçar todos os recursos utilizados na sua produção. Em termos de emissões de gases de efeitos de estufa, os resíduos alimentares provocam, durante a sua decomposição em aterro, a libertação de gases nocivos como metano, contribuindo para o agravamento do aquecimento global. Para combater o desperdício, numa escala local, não deixe de seguir alguns conselhos muito simples: prefira produtos locais, prefira produtos da época, aproveite sobras das refeições, conserve os alimentos em excesso e faça parte da biorreciclagem, ao aderir ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.