A limpeza das margens do Rio Jamor, em Queluz, é o desafio da Câmara Municipal de Sintra e do Grupo Comunitário do Pendão, em parceria com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), para a tarde do próximo sábado, dia 9 de abril, entre as 15h00 e as 18h00. Aberto a toda a comunidade, a atividade insere-se no âmbito do Projeto Bairros Saudáveis, em curso no Pendão, com o envolvimento de vários parceiros locais e do Município de Sintra.
Numa nota divulgada à imprensa, os SMAS de Sintra referem que a atividade pretende alertar a comunidade para o impacto do descarte do lixo no espaço público, nomeadamente em relação à biodiversidade nos cursos de água. “O que cai ao chão, cai ao mar” é, assim, o mote para um projeto desenvolvido pelo Município de Sintra, que alerta que os resíduos que são lançados para o chão, como embalagens descartáveis, pontas de cigarro ou copos de plástico, acabam por ser encaminhados para as linhas de água, como ribeiras e rios, e vão confluir no mar, provocando a sua contaminação e entrando na cadeia alimentar dos animais marinhos.
Uma preocupação bem presente no Rio Jamor, um dos principais cursos de água do concelho, que ostenta um peixe único no mundo: a “boga-portuguesa”, uma espécie endémica do território português, que se encontra em perigo crítico de extinção. Este rio alberga uma das populações desta espécie, também existente nos rios Tejo e Sado e em algumas ribeiras costeiras da zona de Lisboa e Sintra, para além de outras duas espécies de água doce: o escalo-do-sul e a verdemã.
Para participação na atividade do próximo sábado, o ponto de encontro é a Praça Central do Parque Urbano Felício Loureiro, pelas 15h30, ou no Espaço Pendão em Movimento (PEM), pelas 15h00, situado na Praceta do Miradouro, Loja 1-3.