A Câmara Municipal de Sintra aprovou a adjudicação da empreitada para a criação de uma Horta Solidária na Quinta das Nogueiras, na União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, por cerca de 140 mil euros.
Com um prazo de execução de três meses a horta ficará com 14 talhões, dos quais dois são dedicados a pessoas com mobilidade condicionada que, ao contrário dos restantes, contarão com um acesso pela praça central. Esta horta solidária terá uma área total de 573 m2 junto à margem poente da Ribeira do Jamor, em Monte Abraão, e é integrada no Eixo Verde e Azul.
O presidente da Câmara, Basílio Horta, mencionou que “a criação de hortas solidárias fortalece o sentido de comunidade e enaltece o sentimento de solidariedade ao mesmo tempo que valorizamos os recursos naturais”, referindo ainda que esta iniciativa “é um projeto de desenvolvimento sustentável, que promove a participação e a inclusão social, para apoio à subsistência das famílias”.
Cada conjunto de duas unidades hortícolas é acedido pelo mesmo acesso comum e dispõem de um abrigo modular próprio destinado a guardar os materiais e ferramentas para a prática hortícola, além de servirem para a criação de um banco de sementes.