Os SIMAS de Oeiras e Amadora são candidatos ao Act4nature Portugal, uma iniciativa do BCSD Portugal, para mobilizar e incentivar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas, contribuindo para a reversão da sua perda até 2030.
Neste contexto, a entidade subscreveu dez compromissos comuns, todos eles aliados a compromissos individuais que os SIMAS têm vindo a assumir nos últimos anos e que estão intrinsecamente ligados a iniciativas desenvolvidas nos municípios de Oeiras e Amadora.
Para João Serrano, presidente do Conselho de Administração dos SIMAS de Oeiras e Amadora, “a adesão ao act4nature permitirá reforçar uma estratégia que tem sido delineada pelos SIMAS, desde 2017, no âmbito da sustentabilidade ambiental. Estamos conscientes de que o planeta está a perder biodiversidade a um ritmo alarmante e de que nos aproximamos, cada vez mais, de um ponto de não retorno. E, por isso, assumimos também a nossa cota-parte perante esta questão”.
Dados recentes do World Resources Institute, citados pelos SIMAS, num comunicado, referem que, em 2040, Portugal estará em risco elevado de stress hídrico, com grande probabilidade de ter de gerir falta de água com qualidade na resposta às necessidades do país.
“Os recursos naturais não são fontes inesgotáveis. É urgente a tomada de consciência, por parte de toda a população, de que a escassez de recursos como a água é uma realidade que nos está muito próxima”, refere o responsável.
A concretização dos 10 compromissos comuns act4nature Portugal é assegurada pelos SIMAS através da implementação de compromissos individuais SMART (específicos, mensuráveis, adicionais, realistas e com um prazo definito).