Pelo segundo ano consecutivo, a Siemens volta a lançar o concurso nacional Geração Simaris Design, desafiando estudantes de engenharia eletrotécnica a desenvolverem um projeto, que lhes pode garantir um estágio profissional na multinacional.
Para concorrerem, os candidatos têm que ser alunos do ensino superior nacional e ter no seu plano curricular cadeiras de projeto de instalações elétricas. Terão ainda de formar um grupo constituído por dois alunos e um professor, com o objetivo de apresentar um projeto de eletricidade para um edifício, utilizando todas as capacidades da aplicação SIMARIS Design.
O SIMARIS Design é um software que faz o planeamento e dimensionamento das instalações elétricas em todo o tipo de edifícios e infraestruturas, exportando textos descritivos, mapas de equipamentos e esquemas elétricos. Esta solução ajuda os profissionais da área da engenharia elétrica a trabalhar de forma mais rápida e com melhores condições.
“A edição passada ficou marcada pelo empenho, dedicação e conhecimentos técnicos de todos os participantes, o que nos mostrou que a engenharia nacional mantem uma elevada qualidade, prometendo continuar a ser uma referência no panorama internacional. O sucesso da edição anterior aumenta a expetativa para esta, mas acreditamos que vai ser um sucesso e uma oportunidade dos alunos mostrarem o que serão capazes de oferecer, no futuro, ao mundo empresarial.”, explica Fernando Silva, diretor da divisão Energy Management da Siemens Portugal.
O grupo vencedor receberá como prémio uma viagem de três dias ao centro Tottaly Integrated Power (TIP) da Siemens, na Alemanha, onde terá a oportunidade de conhecer a equipa que desenvolveu as aplicações Simaris e ver algumas das soluções Siemens para projetos de distribuição de energia.
A Siemens Portugal irá ainda conceder um estágio profissional aos dois alunos de cada uma das duas melhores equipas do concurso Geração Simaris. Os estabelecimentos de ensino que participarem pela primeira vez no desafio vão receber uma licença do Simaris Design na versão Professional.
Em dezembro estará online o formulário para as inscrições, onde já estão disponíveis todas as informações e regulamentos sobre o concurso. O Desafio Final será em fevereiro de 2018.
A primeira edição deste concurso, cuja final decorreu em fvereiro de 2017, contou com a participação de equipas de 12 universidades de todo o país.