A Siemens, através da Digital Industries, teve um papel importante na obra de beneficiação da ETAR de Beirolas, adjudicada ao consórcio SUEZ. A intervenção da empresa nesta ETAR, localizada na Zona Norte do Parque das Nações, em Lisboa, incluiu o “desenvolvimento do projeto de engenharia dos sistemas elétricos e de automação”, bem como o “fornecimento, instalação, comissionamento e colocação em serviço de todas as soluções associadas”, lê-se num comunicado divulgado pela Siemens.
A modernização da ETAR de Beirolas tem um impacto positivo na vida de cerca de 214 mil habitantes das zonas de Lisboa e Loures, uma vez que permite “diminuir os odores nas zonas circundantes, melhorar a qualidade da água tratada, e aumentar a capacidade de tratamento e a eficiência energética global da infraestrutura”, precisa o comunicado.
A Siemens contribuiu ainda para que esta ETAR obtivesse um “índice mais elevado de digitalização das suas operações e para que funcionasse de uma forma ainda mais ambientalmente responsável”, quer através da “descarga de águas mais limpas no rio Tejo” ou da “produção de água reciclada para sistemas de rega de espaços verdes e lavagem de ruas, por exemplo”.
O projeto de beneficiação da ETAR de Beirolas inclui:
- Beneficiação da Obra de Entrada e do Tratamento Preliminar (tanque onde a água recebe o primeiro tratamento físico);
- Construção de uma linha para tratamento de caudais de tempo húmido (chuvas e subidas de água do rio);
- Aumento da capacidade de elevação para tratamento biológico (substituição de bombas de elevação para o tratamento biológico);
- Beneficiação da linha de lamas e instalação de nova centrífugadora aumentando a capacidade de tratamento de lamas;
- Remodelação do sistema de desodorização da fase líquida;
- Melhoramento do confinamento das zonas de maior produção de odores.