A “Semana Tanto Mar”, vai já na sua 6ª edição e, este ano, vai receber cinquenta jovens de todo o país, em Peniche. A partir de amanhã até ao próximo dia 5 de setembro, do surf à pesca, da ciência ao mergulho, da inovação à história, serão inúmeras as atividades que os participantes poderão desenvolver em torno do mar e das suas potencialidades.
A iniciativa pretende, assim, “aumentar a consciência cívica dos estudantes sobre a importância do mar para Portugal, contribuir para despertar vocações para profissões ligadas ao mar, no sentido de aumentar o capital humano qualificado capaz de tirar partido dos recursos marinhos, e apoiar as instituições públicas e privadas relacionadas com o mar para que possam chegar de uma forma mais eficaz aos jovens estudantes portugueses”, lê-se em comunicado do Instituto Politécnico de Leiria.
“A vasta área de águas territoriais, a extensão costeira e o posicionamento no Oceano Atlântico, oferecem potencialidades múltiplas, capazes de gerar oportunidades desde a energia à pesca, dos recursos turísticos à exploração mineral do subsolo oceânico, da atividade portuária à construção naval, não esquecendo a biotecnologia aplicada aos recursos biológicos marinhos”, salienta o programa. Estas potencialidades permitem “um novo paradigma de desenvolvimento, centrado numa estratégia de eficiência coletiva”, e consubstanciada num “cluster do conhecimento e economia do mar”, acrescenta.
A sexta edição da “Semana Tanto Mar” é promovida pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria, em parceria com a Fórum Estudante, com a Câmara Municipal de Peniche e com a Marinha Portuguesa.