Setúbal investe 170 mil euros na reabilitação das redes de abastecimento e saneamento
Mais de 170 mil euros vão ser investidos pelos Serviços Municipalizados de Setúbal na obra de reabilitação das redes de abastecimento de água e saneamento de águas residuais na Avenida Luísa Todi, junto à Rotunda das Fontainhas. A obra arranca já em março e deverá prolongar-se por cerca de quatro meses.
A necessidade de substituir a rede de águas residuais deve-se ao facto desta ser maioritariamente em alvenaria de tijolo e apresentar muitos problemas de abatimentos e entupimentos. “A rede de saneamento é muito antiga: tem mais de 50 anos. Por outro lado, as condutas de abastecimento de água – igualmente envelhecidas – estão localizadas no passeio onde boa parte dos restaurantes têm esplanadas fixas e móveis. Por isso, vamos desativar esta rede de fibrocimento e construir uma nova rede na estrada, ficando assim garantida uma maior segurança para os estabelecimentos comerciais. Vamos ainda aproveitar para introduzir uma rede de drenagem separada para as águas pluviais, evitando que estas sejam indevidamente encaminhadas para o sistema de tratamento de águas residuais. É uma obra três em um”, explica Carlos Rabaçal, presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Setúbal.
O acesso aos restaurantes e às habitações, nesta artéria da cidade, fica garantido, no entanto, o impacto visual das obras é inegável. “Não podíamos adiar esta obra que vai melhorar o sistema de abastecimento de água e de saneamento em geral, mas que vai permitir acabar com os problemas no esgoto dos restaurantes e com os frequentes abatimentos de terra devido às roturas verificadas no troço”, observa o responsável dos SMS apelando à compreensão dos habitantes e dos responsáveis dos estabelecimentos comerciais. “A médio e longo prazo vamos todos notar a melhoria que vai ser operada esta zona da cidade”, remata.