Setúbal acolhe seminário sobre boas práticas ambientais em estabelecimentos turísticos
A Casa da Baía, em Setúbal, acolhe, amanhã, a terceira edição do Seminário Green Key, no qual se irá atribuir um galardão, como aliás se faz todos os anos, de modo a reconhecer as boas práticas ambientais implementadas por estabelecimentos turísticos.
O prémio, denominado Green Key, em Portugal, foi pela primeira vez implementado em 2007 pela Associação Bandeira Azul da Europa com vista a desenvolver e melhorar a educação ambiental em empreendimentos turísticos do país, assim como, a mudar atitudes neste setor face à crescente problemática das alterações climáticas.
No ano de 2015, o programa Green Key galardoou 65 estabelecimentos turísticos, reconhecendo “o esforço, o trabalho e as boas práticas que estes implementaram ao longo do ano”. Este ano destacou-se como o ano com maior adesão ao programa, havendo um incremento de 30% dos participantes em relação ao ano de 2014, salienta a organização em comunicado.
Este incremento que se tem denotado ao longo dos anos, avançam, “fez-nos concluir que cada vez mais há uma preocupação e um movimento pelo setor turístico português em melhorar as suas práticas ambientais e a trabalhar para um melhor desenvolvimento sustentável”.
Por esta razão, a Associação Bandeira Azul da Europa resolveu organizar o III Seminário Green Key, com o propósito de promover boas práticas de ambiente e desenvolvimento sustentável no setor hoteleiro e para contribuir para um melhor enquadramento dos requisitos deste programa, que em 2015 se estendeu a restaurantes.
Este seminário, organizado com o apoio do município de Setúbal, contará com apresentações de várias entidades relacionadas com os temas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, com a presença de estabelecimentos e instituições turísticas do país e, ainda, com a participação internacional dum representante da Fee (Foundation for the Environmental Education), organização internacional que coordena os 50 países que implementam o programa Green Key.