Desde o início de julho já foram reparadas mais de 100 roturas em condutas e em ramais no concelho de Setúbal. Este reforço na reparação de condutas danificadas resulta de um contrato estabelecido com uma entidade externa, face à quantidade de problemas verificados na rede.
A equipa dos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) continua, assim, a reparar as roturas na via pública, enquanto a entidade externa está mais focada nas roturas invisíveis, que ocorrem no subsolo e são responsáveis por elevadas perdas de água. Esta estratégia permite uma resposta mais rápida e eficaz dos SMS, no sentido da melhoria da qualidade de serviço.
A contratação externa está prevista até ao final do ano, num valor global de 139 mil euros. Todos os trabalhos estão planeados de forma a minimizar os impactos ambientais decorrentes da empreitada e a causar a menor perturbação possível na rotina diária dos cidadãos, garantindo que o tempo máximo de cada reparação é de 48 horas por ligação.
Este conjunto programado de reparações de roturas está integrado no Plano de Redução de Perdas de Água nas Redes de Abastecimento, elaborado no ano passado pelos SMS. Este plano prevê várias ações para controlar e eliminar as perdas de água existentes, nomeadamente: reforço da equipa de deteção de fugas não visíveis e melhoria dos tempos entre comunicação da fuga e reparação. A execução e remodelação de Zonas de Medição e Controlo em diferentes áreas do município, é outra das medidas enunciadas no plano.