Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) estão a renovar a rede pública de distribuição de água, numa extensa obra que abrange quatro das cinco freguesias do concelho. Trata-se de um investimento no valor de 300 mil euros que vai permitir reabilitar integralmente quase dois quilómetros de condutas, principalmente em zona urbana.
A intervenção consiste na substituição completa da rede, uma vez que as tubagens são maioritariamente em PEAD de primeira geração, que remontam ao final da década de 80, e algumas ainda em fibrocimento. Além da conduta principal, a obra tem previsto a instalação de cerca de 100 ramais que vão fazer a ligação às habitações e dez hidrantes para reforço dos meios de combate a incêndios.
Esta obra vai possibilitar a redução de roturas e perdas de água nos arruamentos em causa e adjacentes, além de contribuir para a preservação da integridade do sistema hidráulico no concelho de Setúbal.
Esta empreitada é uma das mais de dez obras realizadas pela entidade ao longo de 2024, que visa o prolongamento e requalificação da rede de água no município, sendo uma das que tem maior orçamento atribuído.
A obra deverá estar concluída no início de 2025.