Serviços Municipalizados de Setúbal investem 250 mil euros em reabilitação da rede de água

O lado sul da Avenida Luísa Todi, em Setúbal, está a ser requalificado e os trabalhos consistem na renovação integral da rede de distribuição de água, pelos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS).

“A reabilitação da rede de água é uma prioridade dos SMS, porque vai permitir reduzir as roturas e todos os problemas daí decorrentes. Além disso, garantimos, assim, que a água chega ainda em melhores condições aos nossos munícipes”, salienta Carlos Rabaçal, presidente do Conselho de Administração dos SMS.

A empreitada em curso visa resolver os frequentes colapsos estruturais das tubagens, o que vai representar menos interrupções de serviço, diminuição das perdas de água e melhoria da pressão de água. Nesta zona da avenida e em algumas ruas adjacentes abrangidas, as tubagens de distribuição de água são ainda em fibrocimento, com mais de 50 anos, tendo já ultrapassado o seu tempo de vida útil.

“O problema da rede de abastecimento envelhecida não é exclusivo de Setúbal, é, infelizmente, um problema de muitos municípios portugueses, que temos de encarar e resolver com a maior brevidade. Seria, por isso, importante os municípios terem acesso a apoios e Fundos Comunitários que permitissem mudar esta situação, que tem impacto negativo no ambiente, na economia e na vida das populações”, aponta o responsável.

Para além da reabilitação das condutas da rede de água, os trabalhos incluem também a renovação de diversos ramais domiciliários existentes na área intervencionada, bem como a instalação de 12 marcos de incêndio para reforço dos meios de combate a incêndios.

A obra já a decorrer é extensa, um total de quase dois quilómetros, e está a ser realizada por fases: a primeira entre a Escola de Hotelaria e Turismo e a Galeria Municipal, depois entre a Galeria e o Mercado do Livramento, a terceira fase entre o Mercado e o Largo José Afonso, e por fim até à Praia da Saúde.

Com a substituição das tubagens por etapas, os SMS garantem assim que o impacto no trânsito é minimizado, sendo as condicionantes de circulação reduzidas para os munícipes.

A requalificação vai custar mais de 250 mil euros e representa uma melhoria significativa do abastecimento de água numa das principais avenidas de Setúbal. Ainda este ano está previsto arrancar uma obra complementar a esta, do lado da Rotunda das Fontaínhas, para requalificação na área do abastecimento, saneamento e rede pluvial.