Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) estão a executar um projeto inovador na recolha de resíduos indiferenciados no setor doméstico. Agora, os moradores de dois bairros históricos da cidade de Setúbal apenas têm de colocar o contentor individual à porta de casa, para a entidade fazer a recolha porta-a-porta (PAP), uma vez por semana.
A primeira recolha PAP aconteceu nos bairros de Santos Nicolau e de Nossa Senhora da Conceição e até agora foram distribuídos 175 contentores no setor residencial numa área previamente delimitada, onde tinha sido introduzido recentemente a recolha porta-a-porta dos biorresíduos. A entrega foi acompanhada de ações de sensibilização sobre a crescente importância da separação dos diferentes tipos de resíduos.
“Só com a participação ativa dos moradores foi possível implementar as melhores soluções aqui nestes bairros tradicionais”, destacou o Presidente dos SMS no evento público de apresentação do novo modelo, realçando que estas soluções foram discutidas com os moradores em várias reuniões que decorreram ao longo de seis meses. “Este projeto inovador está a ser realizado com a modalidade porta-a-porta onde é possível, para já em zona de moradias”, explicou Carlos Rabaçal.
O projeto foi apresentado numa iniciativa de proximidade que contou com a presença de diversos autarcas e de representantes dos moradores. Para o Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, onde ambos os bairros estão localizados, o papel dos moradores é essencial neste novo sistema. “Todas as opiniões são importantíssimas e a participação cidadã neste projeto possibilitou fazer um trabalho exemplar nestes bairros típicos e que depois poderemos replicar noutras zonas”, assinalou Luís Matos.
No evento, o Presidente da Câmara Municipal de Setúbal (CMS) também destacou o esforço e a contribuição dos munícipes para uma melhor qualidade do ambiente e da saúde pública. “Os resultados estão à vista, são resultados positivos por termos tirado a recolha de resíduos da gestão da CMS para a dos SMS”, considerou André Martins.
Além das novas medidas na recolha do fluxo indiferenciado, os SMS estão a implementar um conjunto vasto de ações que visam a requalificação da recolha de outros resíduos urbanos nestes dois bairros setubalenses. “Estamos a montar uma máquina eficiente de recolha de resíduos, para que possamos pedir às pessoas que também sejam eficientes na separação dos resíduos. Vamos prosseguir este trabalho de inovação neste e noutros bairros do concelho”, garantiu Carlos Rabaçal.
As vantagens para os cidadãos aderentes são várias: a entrega de contentores é gratuita e ganham comodidade pois apenas é necessário colocar o contentor cinzento à porta. E o meio ambiente também agradece: com uma maior taxa de separação das tipologias de resíduos, aumenta o volume de resíduos passíveis de serem valorizados e diminui a quantidade de resíduos enviados para aterro.