Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) estabeleceram um protocolo de cooperação com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). O primeiro projeto a desenvolver no âmbito desta parceria é no domínio da saúde e arranca já no início do próximo ano. Os principais objetivos são promover melhores condições de trabalho e contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores.
“Este protocolo é muito importante para nós, é o primeiro que realizamos desta natureza e é com a entidade certa”, realçou Carlos Rabaçal durante a assinatura do documento, na semana passada. O Presidente do Conselho de Administração referiu ainda que “a saúde dos nossos trabalhadores é fundamental, por isso, vamos trabalhar a prevenção com base nas doenças profissionais diagnosticadas”.
Também a Presidente do IPS, Ângela Lemos, salientou a importância de estabelecer parcerias “que sejam efetivas e que deem resposta às necessidades da comunidade.”
Em parceria com a Escola Superior de Saúde (ESS), em janeiro vão ser elaborados questionários que vão permitir avaliar o impacto das lesões músculo-esqueléticas nos trabalhadores dos SMS. Nesta fase inicial vão ser identificadas as causas das lesões, sendo que numa segunda etapa vão ser implementadas ações de sensibilização e exercício físico preventivo.
Trata-se de uma iniciativa no âmbito da conclusão da licenciatura em Fisioterapia e, a longo prazo, deverão também ser integrados alunos de mestrado com abordagem terapêutica.
A concretização deste primeiro projeto contribui para o bem-estar no trabalho e, através de mudanças positivas, criar condições de melhoria para o capital humano. No entanto, o protocolo estabelecido não se cinge a esta área, possibilitando ainda ações de cooperação nos domínios da Gestão, Tecnologia e Educação.