O serviço de recolha de grandes eletrodomésticos do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, já chegou ao concelho de Mafra. Mafra passa a ser o nono concelho da Área Metropolitana de Lisboa a dispor deste serviço gratuito de encaminhamento de equipamentos elétricos para reciclagem. Com este alargamento ficam abrangidos por esta oferta mais 87 mil habitantes.
Desde que o Electrão iniciou o projeto de recolha de eletrodomésticos porta a porta, em 2021, já foram reencaminhadas para reciclagem, no total, mais de 314 toneladas de equipamentos elétricos avariados ou fora de uso na Grande Lisboa.
Em Mafra o serviço abrangerá as 11 freguesias e uniões de freguesia do município: Carvoeira; Encarnação; Ericeira; Mafra; Milharado; Santo Isidoro; Azueira e Sobral da Abelheira; Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário; Igreja Nova e Cheleiros; Malveira e São Miguel de Alcainça e ainda Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés.
Para usufruir deste serviço o cidadão só tem que ligar para o número gratuito 800 262 333 e efetuar o pedido. Para solicitar esta recolha ao domicílio é necessário ter um eletrodoméstico volumoso para entrega, como um frigorífico, uma arca congeladora ou uma máquina de lavar ou secar, mas no momento da recolha a equipa poderá levar pilhas, baterias usadas e pequenos equipamentos elétricos avariados ou fora de uso, normalmente esquecidos nas gavetas, como telemóveis ou lâmpadas.
Ao contrário do que acontece com as embalagens e com as pilhas, que podem ser facilmente transportadas pelos consumidores, os grandes equipamentos elétricos podem colocar problemas a alguns cidadãos que, por várias razões, não têm capacidade de os carregar até um local de deposição.
A equipa de recolha do serviço porta a porta do Electrão assegura a movimentação do equipamento entre a casa, arrecadação ou garagem até ao veículo de transporte e assegura depois o correto encaminhamento para reciclagem.
No âmbito do projeto são também sinalizados equipamentos que ainda estão a funcionar e que são, posteriormente, entregues a instituições promovendo a reutilização e aliando-a a uma causa social.
Com esta parceria, o Electrão e a Câmara Municipal de Mafra esperam conseguir melhorar os resultados da recolha destes resíduos no concelho e contribuir assim para o cumprimento dos objetivos nacionais e das metas estabelecidas por Bruxelas.
“Com este serviço, agora disponível em Mafra, o cidadão pode solicitar a recolha dos grandes eletrodomésticos que estão fora de uso. Todos os equipamentos elétricos recolhidos são encaminhados para reciclagem em unidades especializadas para o efeito que asseguram a descontaminação e, consequentemente, a proteção da saúde pública e do ambiente”, sublinha o diretor-geral de Elétricos e Pilhas do Electrão, Ricardo Furtado.
“A defesa do ambiente é uma responsabilidade de todos. Através deste novo serviço, disponível em todo o concelho de Mafra, é possível encaminhar os seus velhos eletrodomésticos para o destinatário correto. O serviço porta a porta, acessível a toda a população, contribui para a eliminação adequada das componentes elétricas. Recicle por si e por uma economia mais circular!”, realça o presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hugo Moreira Luís.