O serviço de rede “E-Bikes” que liga Valença a Tui entrou, esta quarta-feira, 6 de julho, em funcionamento, anuncia a Câmara de Valença.
A viagem inaugural da rede de E-Bikes das eurocidades Tui / Valença, Cerveira / Tomiño e Monção / Salvaterra decorreu entre a avenida da Estação, em Valença e a antiga Aduana de Tui, com passagem pela avenida de Espanha e a ponte internacional centenária.
“Estas bikes vão reforçar a união da Eurocidade Tui Valença e proporcionar uma nova oportunidade de descobrir este território aos turistas, mas também aos residentes, numa mobilidade sustentável”, declara o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Vaz Carpinteira, citado numa nota.
A partir de agora, Valença e Tui contam com 14 bicicletas elétricas, num total de 46 distribuídas pelas três eurocidades. Em Valença o parque E-Bikes está localizado no topo sul da avenida da Estação, junto ao parque infantil. Os interessados em utilizar este serviço poderão obter mais informações junto da Piscina Municipal, ou através da aplicação e-bike Rio Minho na App Store.
O E-Bikes é um novo sistema transfronteiriço de bicicletas elétricas partilhadas, promovido pelo AECT Rio Minho em parceria com as Eurocidades, Tui-Valença, Cerveira-Tomiño e Monção-Salvaterra. Este sistema, traduz-se na aposta do Municípios na mobilidade sustentável, tendo como objetivo ser um serviço inovador, verdadeiramente transfronteiriço e partilhado, refere a mesma nota.
A inauguração contou com a presença dos presidentes de Câmara e alcaldes das eurocidades abrangidas no projeto, presidente da Deputacion Provincial de Pontevedra, vice-presidente da CCDR-N, presidente da CIM Alto Minho e do diretor da AECT Rio Minho.