O terreno florestal da freguesia do Turcifal, na Serra do Socorro e no território da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, conta com uma área de cerca de 100 hectares, onde nos últimos anos têm sido realizadas ações de reflorestação com recurso a espécies autóctones.
O Município de Torres Vedras tem estado envolvido na realização dessas ações e a mais recente aconteceu a 3 de fevereiro, com a iniciativa da empresa Carglass, que doou 500 árvores, e a parceria da ANEFA (Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente) no âmbito do Projeto “ProNatura”.
28 elementos da Carglass participaram nessa ação de reflorestação, colaborando na plantação de várias espécies autóctones, como carvalhos, pinheiros, medronheiros, que se adaptam às caraterísticas do terreno e às condições climáticas.
As ações de reflorestação pretendem restituir à Serra do Socorro manchas de ecossistema florestal autóctone e equilibrado, e, simultaneamente, diminuir as condições para a ocorrência de incêndios nessa serra (tendo em conta a consequente redução de cargas de biomassa e a descontinuidade de arvoredo que é criado)”, lê-se no comunicado à imprensa.