No ano de 2023, a TRATOLIXO realizou ações de sensibilização ambiental em variadíssimas escolas destes quatro concelhos, que abrangeram um total de 1.979 alunos de vários graus de ensino, nomeadamente pré-escolar; 1º, 2º e 3º ciclo e ensino superior.
Com estas ações de sensibilização junto do público estudantil, a entidade pretende complementar o currículo escolar com atividades práticas de educação ambiental, contribuir para o aumento da taxa da separação de resíduos e divulgar a missão e atividade da TRATOLIXO.
As ações de sensibilização nas escolas são realizadas com recurso a vídeos e/ou jogos didáticos, onde são abordados diferentes temas sobre a problemática dos resíduos, nomeadamente: que tipo de resíduos recebe a TRATOLIXO; o ciclo dos resíduos; conhecer os 5 R’s; regras da separação; formas de valorização dos resíduos ou como poupar recursos naturais do planeta.
“Estas ações de sensibilização ambiental que a TRATOLIXO promove nas escolas são muito importantes, pois permitem-nos prosseguir a nossa missão de despertar o interesse das crianças e dos jovens para a importância da economia circular e da sustentabilidade ambiental. Esperamos aumentar em 2024 o número de ações de sensibilização nas escolas dos quatro concelhos abrangidos pela TRATOLIXO e assim envolver cada vez mais a comunidade escolar” afirma Nuno Soares, presidente do Conselho de Administração da Tratolixo.
Para além das escolas, a entidade esteve também presente em eventos de educação ambiental promovidos pelos municípios, sensibilizando cerca de 5.500 visitantes. A TRATOLIXO recebeu também em 2023 nos seus Ecoparques (Trajouce e Abrunheira) cerca de 400 pessoas, no âmbito de visitas de estudo, visitas técnicas e institucionais.
Nos circuitos das visitas são dados a conhecer os ciclos de vida dos materiais, esclarecendo a relação entre o consumo, a produção de resíduos, seu destino e consequências ambientais.