A Associação Odiana realizou, no passado dia 28 de setembro, uma ação de sensibilização e voluntariado ambiental com 22 jovens do ensino secundário algarvio.
A Odiana delineou um percurso, desde a localidade de Alcaria até à aldeia de Almada d’Ouro, no concelho de Castro Marim, onde numa distância de cerca de 3,5km, lado a lado do Guadiana, o grupo efetuou a limpeza dos detritos encontrados. Foram recolhidos vários sacos de lixo, sendo que os mais comuns eram os plásticos (garrafas, embalagens e sacos), garrafas de vidro, papel e pneus, entre outros.
Esta ação pretendeu sensibilizar os jovens para o património natural e consciencializar para a preservação e valorização do mesmo, lembrando que «Cuidar é Valorizar». A tónica esteve nos recursos hídricos do território do Baixo Guadiana, nomeadamente o Rio Guadiana, as ribeiras, as barragens e a avifauna, salientando a sua importância.
À noite preparou-se, em conjunto com a Novbaesuris, uma atividade lúdico-pedagógica: «Histórias de Assombrar». Durante uma hora e meia o grupo de jovens percorreu o centro histórico castro-marinense visitando o Revelim de Santo António, o Castelo, a Igreja Matriz e vários bairros emblemáticos da vila. Foram ouvidas lendas do Guadiana, contos dos trabalhadores das conserveiras pombalinas, mitos de homens que se transformavam em burros, lendas de mouras e mourinhos que assombram o Castelo, boatos de tesouros perdidos e histórias de arrepiar com magias e encantamentos que fascinaram os participantes.
A «Cuidar é Valorizar» está integrada na Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA), promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente entre 26 de setembro e 3 de outubro, no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”. A sublinhar que a Odiana desenvolveu esta ação de sensibilização ambiental, através do projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço aprovado no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020, cofinanciado pelo FEDER.
A ação contou ainda com o apoio e colaboração do Município de Castro Marim, da Empresa Municipal Novbaesuris e do Clube de Caçadores de Almada d’Ouro. Os jovens participantes na ação pertenciam ao Liceu de Faro – Escola Secundária João de Deus.