SENAG: “ Nesta primeira iniciativa vamos abordar problemas cuja solução depende de nós”

José Martins Soares, presidente do Conselho Diretivo da APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas), entidade organizadora da SENAG (Seminário Nacional de Abastecimento de Água), abriu a primeira edição deste evento realçando a pertinência do mesmo para “olharmos para os principais desafios do setor sob diferentes perspetivas”.

José Martins Soares, APDA

“Nesta primeira iniciativa vamos abordar problemas cuja solução depende de nós, problemas internos”, começou por explicar o responsável. “Não podemos deixar de olhar às perdas, como a água não faturada, quando o país está ligeiramente abaixo dos 30% e , ainda assim, em alguns casos, os valores apresentados estão longe da realidade”.

”A dimensão do trabalho que nos espera a este nível é assustador”, reforça  José Martins Soares, que enumerou ainda outras problemáticas como os diferentes modelos de governação dos recursos hídricos, a relação com o cliente, agora que entrará em vigor um novo regulamento  que “pode impor penalidades às entidades gestoras”, os novos requisitos da qualidade da agua, a segurança da água da segunda geração, a gestão de ativos, e por fim, a forma de atrair talento para o setor, “que é essencial para que possamos trilhar o caminho da inovação”.

“Tudo temas relevantes com os quais esperamos poder contribuir para a agenda dos próximos anos”, concluiu o presidente da APDA.

Pelas 18 horas desta quarta-feira, decorrerá, no âmbito do evento, a entrega de prémios da ERSAR, que reconhecem a qualidade da gestão da água em Portugal.

O SENAG decorre durante os dias 2 e 3 de outubro, no Hotel dos Templários, em Tomar, sendo a Ambiente Magazine media partner desta primeira edição do evento.

 

Leia aqui sobre o novo regulamento…

Novo regulamento do serviço da água prevê que reclamações dos consumidores por incumprimento sejam compensadas na fatura