#SemanaEuropeiadaMobilidade: O que andam a fazer os Municípios Portugueses?
São sete dias dedicados à mobilidade ativa e sustentável. Este ano e, sem exceção, vários Municípios Portuguesas voltam a aderir em massa à iniciativa europeia que já conta com a sua 21.ª edição. Sob o mote #BetterConnections (Melhores ligações), Águeda, tal como já é habitual, dedica um programa exclusivo à Semana Europeia da Mobilidade.e o Dia Europeu Sem Carros.
Este ano, o Município conta com um programa de atividades dirigidas a toda a comunidade e escolas do concelho, como é exemplo a iniciativa “Bicicleta: a tua energia”, “Bike&Troti Bus”, o regresso da ação “Escolas com Pedal” (que este ano se estende a toda a semana) e atividades do Centro Municipal de Marcha e Corrida, começa por adiantar Edson Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que, no Centro de Artes de Águeda, está a exposição, “Bicicletas com Histórias – Profissões de Antigamente” que revisita a forma como a bicicleta era usada antigamente: “Esta exposição, que pela sua elevada procura, será prolongada até 2 de outubro”. No passado dia 16 de setembro, a CERCIAG, com apoio da Câmara Municipal de Águeda, dinamizou no Largo 1º de Maio, atividades culturais e desportivas. Na manhã do dia 21 de setembro, (esta terça-feira) no âmbito do projeto CISMOB (Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility) terá lugar, no Café Concerto do Centro de Artes de Águeda, o Workshop “Mobilidade Sustentável – o Futuro dos Territórios” que pretende colocar em discussão soluções para a mobilidade sustentável e envolvimento dos cidadãos em soluções e projetos criativos. Já no dia 25 de setembro, a Avenida Eugénio Ribeiro e as ruas Dr. Adolfo Portela e Bombeiros Voluntários serão encerradas ao trânsito e receberão diversas atividades lúdicas e desportivas, como cycling, insufláveis, gincanas de bicicletas, entre muitas outras iniciativas. O programa da Semana da Mobilidade conta também com provas de trail – Troféu Trail Terras de Águeda 8ª Etapa Trail dos Arrozais (decorreu no passado dia 18 de setembro) e ciclismo – Águeda Gravel Race (25 de setembro).
Comemorar esta iniciativa é uma “forma de assinalar o comprometimento e estratégia” do Município de Águeda, que tem feito um “trabalho assinalável no âmbito da mobilidade e desenvolvimento sustentável do território e da sua comunidade”. Além disso, “durante estes dias, reforçamos junto da comunidade as ações de sensibilização e promoção de uma mobilidade mais sustentável”, acrescenta.
No que se refere às prioridades com a mobilidade, o autarca recorda que Águeda é conhecida pela sua ligação às “duas rodas”, sendo um “fator de reconhecimento que se verifica também no crescimento que o concelho tem verificado em diversas áreas” relacionadas com a indústria: “Existe um caminho que o Município tem percorrido de forma a implementar e criar condições para que toda a população possa adotar meios de mobilidade adequados e que visam a descarbonização, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, alinhado com a preservação do meio ambiente para gerações vindouras”.
Após o sucesso alcançado com o projeto” beÁgueda – bicicleta elétrica de Águeda”, o Município vai, brevemente, proceder à “ampliação e aquisição de novos parques e bicicletas”. Além disso, será também lançada uma “nova fase do projeto piloto MobeÁgueda, um shuttle elétrico que circula pela cidade e freguesias limítrofes de forma gratuita”. Este último, de acordo com Edson Santos, funciona no âmbito do “Projeto Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab”, o qual também conta, na sua atividade regular, com diversas iniciativas relacionadas com mobilidade sustentável. “Brevemente será também inaugurada a Ecopista do Vouga”, adianta o autarca.
No que se refere a desafios, o responsável refere que, num território tão grande como Águeda (335 km2), são vários os entraves a enfrentar, como por exemplo, a “disponibilização de soluções de mobilidade adequadas à procura e que cumpram ainda o pressuposto de chegarem a todo o concelho”. No entender do autarca, a “adoção de uma mobilidade mais sustentável por parte dos cidadãos é um desafio constante”, dado que passa pelas “escolhas de cada um, numa atitude cívica e consciente”, mas também pela “disponibilização de soluções públicas que se constituam como uma oferta adequada às necessidades”.
Nesta que é semana que se assinala a mobilidade na Europa, Edson Santos partilha uma mensagem a todos os cidadãos de Águeda: “Fazendo jus ao tema desta edição – “Combina-te e Move-te” – o Município espera que todos se possam envolver nas diversas iniciativas, desportivas, lúdicas, culturais e que estas, como um todo, possam funcionar como um princípio para uma mudança de hábitos, por um futuro mais sustentável! Esperamos que, não só nestes dias, os alunos, famílias e demais comunidade optem por uma mobilidade mais sustentável, amiga do ambiente e saudável!”