Arranca já amanhã a edição de 2023 da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que decorrerá entre os dias 18 e 26 de novembro com o tema central Embalagens.
Na área de influência da LIPOR (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), foram registadas 190 ações que serão dinamizadas durante toda a Semana, abrangendo diferentes públicos-alvo.
Imbuídas nesta missão, são inúmeras as entidades participantes, nomeadamente: LIPOR e Municípios Associados; ONG; Entidades do setor social; Empresas como a ANA Aeroportos, Mar Shopping; Juntas de Freguesia; Escolas Básicas, Profissionais e Universidades; e Cidadãos em nome individual, entre muitas outras.
O dia 18 de novembro marcará, assim, o início da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2023 e são muitas as atividades e iniciativas a acontecer.
Neste primeiro dia, o Município de Gondomar irá promover vários Workshops, que se destaca o de Embalagem Ecológica de Tecido com Cera de Abelha, com Kriyã Atelier. Neste workshop os participantes vão aprender a fazer embalagens naturais e reutilizáveis para alimentos com tecidos 100% algodão impermeabilizados com cera de abelha biológica de origem sustentável e outros ingredientes orgânicos. Esta é uma alternativa ecológica à película aderente, aos sacos de plástico com fecho e às folhas de alumínio e de papel para armazenamento e conservação de alimentos, protegendo-os, deixando-os respirar e mantendo-os frescos e hidratados. O Workshop vai decorrer no CEA da Quinta do Passal, pelas 14h30.
Durante toda a semana, o Município de Gondomar, irá dinamizar uma Mega Ação de Recolha de Embalagens no âmbito do ECOSHOP Escolas – Escolas Secundárias e EB 2/3, convidando todas as escolas secundárias e EB 2/3 a participar, sendo atribuídos o equivalente número de pontos em função da quantidade recolhida de embalagens no decorrer da EWWR 2023.
A Câmara Municipal da Maia, irá levar a cabo, entre os dias 19 e 25 de novembro o Ciclo de Workshop’s – Técnicas e Reutilização Criativas. Esta iniciativa que tem como finalidade transformar os resíduos em obras de arte e integra-se num conjunto alargado de atividades destinadas ao público familiar, de participação gratuita, onde se pretende explorar a intrínseca ligação entre a arte e os resíduos, associando ainda as temáticas da sustentabilidade e da educação ambiental.
No dia 24 de novembro, o Município de Matosinhos irá organizar a iniciativa “O Saco e a Sacola”, uma oficina de reutilização de telas e sacos de café que são transformados em estojos ou bolsas. Ainda neste dia, o Município apresentará a Peça de Teatro “Ulisses e a Floresta das Mil Árvores”, uma forma apelativa e didática para sensibilizar as crianças para a importância da preservação das florestas.
Também a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim desenvolverá iniciativas dedicadas a esta semana. No dia 22 de novembro irá decorrer a oficina “Cria o teu Saco Reutilizável”, uma sessão de sensibilização com os utentes do Centro Ocupacional de Aver-o-mar, onde os participantes são convidados a transformar uma peça de roupa em algo completamente diferente, útil e original. Uma iniciativa inclusiva e que proporciona aos nossos idosos um momento de criatividade e felicidade.
Já no dia 23 de novembro, o município irá dinamizar a oficina “Reutilização de embalagens”, celebrando simultaneamente a Prevenção e o Dia da Floresta Autóctone. Os alunos irão proceder à reutilização de embalagens na criação de vasos para semear bolotas. No dia 25 de novembro, o Workshop “Menos embalagens, Mais Ambiente” permitirá aos participantes produzirem produtos de limpeza ecológicos e naturais, como por exemplo, ambientadores, limpa vidros, sabão líquido para louça ou detergente de roupa.
No dia 22 de novembro, o Município de Valongo promoverá a iniciativa “Eu valorizo!”, um Workshop de Compostagem Caseira que se realizará no Auditório Junta da Freguesia de Valongo, que pretende aumentar a prática da compostagem caseira ou comunitária, permitindo a valorização dos resíduos alimentares localmente, tendo como benefício adicional a produção de um adubo natural.
Ainda, no dia 18 de novembro, entre as 11h00 e as 13h00, os Albergues do Porto, em parceria com a LIPOR – Projeto Crew, vão dinamizar um Repair Café. Este evento oferece ao público a possibilidade de trazer um pequeno eletrodoméstico que precise de reparação e, em conjunto com reparadores voluntários, aprendam a repará-lo, dando-lhe uma segunda vida. Os reparadores voluntários são residentes dos Albergues do Porto que pertencem ao Clube de Reparadores – CREW (realizaram formação em reparação de eletrodomésticos), com o apoio de um formador da LIPOR.
No dia 21 de novembro, a Academia LIPOR promove o Curso “Impacto das Alterações Climáticas na Biodiversidade”, lecionado por Rui Dinis, Especialista em Alterações Climáticas. Este curso visa promover a partilha do conhecimento no âmbito das alterações climáticas, reconhecer o seu impacto na biodiversidade e capacitar os formandos para contrariar este ciclo.
Também a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto se juntou à Semana Europeia de Prevenção de Resíduos com o projeto “Take me Home”. Este é um projeto que disponibiliza refeições, após o horário de almoço, para os alunos levarem para casa para o jantar, procurando atuar na comunidade educativa com os seguintes propósitos:
– Ajudar a minimizar eventuais situações de vulnerabilidades;
– Diminuir o desperdício alimentar na EHTP através do encaminhamento de comida em boas condições para quem precisa;
– Sensibilizar e incentivar o uso de embalagens reutilizáveis;
– Incentivar o voluntariado mobilizando os alunos a investir tempo e energia ao serviço dos outros e causando impacto real na sua própria comunidade.
Durante toda a semana, o MarShopping promoverá a iniciativa “Bom Aproveito”, na praça da restauração, disponibilizando aos visitantes embalagens take-away gratuitas que lhes permitirão levar para casa as sobras das suas refeições, ajudando a prevenir o desperdício alimentar.
A LIPOR elaborou um Guia sobre Têxteis – Soluções de Redução, Reutilização e Reciclagem. O guia apresenta a problemática dos têxteis, os impactos da produção e consumo na sustentabilidade, bem como um conjunto de casos de estudo de boas práticas de redução, reutilização e reciclagem implementadas por empresas, associações e municípios a nível nacional. Este Guia será apresentado no dia 22 de novembro no Webinar dedicado e no qual qualquer pessoa pode participar.
Ainda promovido pela LIPOR, no dia 20 de novembro, das 18h30 às 19h30, decorrerá o Workshop “Vamos Reinventar o Futuro”, no âmbito da temática do programa educativo da LIPOR Geração +, será dinamizado um workshop, em parceria com o Pacto Português para os Plásticos, para docentes, técnicos e encarregados de educação das entidades Geração+.