A Semana Europeia da Mobilidade celebra-se de 16 a 22 de setembro e a Ambiente Magazine vem partilhar o que algumas autarquias estão a fazer para tornar o seu território mais eco neste setor – como é o caso do Barreiro.
Este município da Margem Sul, no distrito de Setúbal, tem-se preocupado em impactar de forma mais positiva a vida dos barreirenses e de quem aqui trabalha e o visita. Por isso, a promoção de uma mobilidade mais sustentável é um compromisso assumido, como exemplifica a oferta aposta nos transportes públicos urbanos, através dos serviços municipalizados de transportes coletivos do Barreiro (TCB) – a operar desde 1957.
Em 2019, o Barreiro fez um grande investimento na renovação global da frota, passando para autocarros movidos a gás natural comprimido (GNC), mais modernos, seguros e confortáveis. “Esta aposta estratégica permitiu promover uma importante mudança no paradigma energético, no transporte público rodoviário urbano, com um combustível de maior rentabilidade e menos poluente”.
Os TCB são, atualmente, o operador rodoviário da Área Metropolitana de Lisboa com maior aumento de validações desde 2018, na ordem dos 62%.
Destaca-se ainda a aposta na concretização de infraestruturas dedicadas aos modos ativos (andar a pé e utilização da bicicleta), mediante a execução dos percursos cicláveis programados no projeto da Rede Ciclável do Barreiro (RCB) e a realização de intervenções no espaço público mais amigas dos peões, promovendo uma melhor acessibilidade, conforto e segurança.
Além disso, a autarquia avançou com a instalação de uma rede densa, acessível a todos, de postos de carregamento de veículos elétricos, na via pública, em todo o território do concelho. Esta aposta faz com que o Município do Barreiro seja atualmente o município português com maior número de PCVE por cada 1.000 habitantes (1,4PCVE por cada 1.000 habitantes).
Ao nível do planeamento de políticas públicas e ações técnicas para a promoção, o município está a elaborar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Barreiro (PMUS Barreiro) – que irá conter respostas concretas aos grandes desafios que se colocam hoje ao nível da mobilidade e da promoção de maior sustentabilidade ambiental e energética, na atividade humana neste concelho.
Iniciativas na Semana Europeia da Mobilidade
O Barreiro tem participado em todas as edições da Semana Europeia da Mobilidade e, como tal, este ano juntar-se-á novamente a esta iniciativa.
Estão programadas ações que visam a sensibilização para uma mobilidade mais sustentável no acesso à escola (organizada pela CMB em parceria com a S.Energia e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva), e a promoção e divulgação da rede de transportes públicos urbanos e dos serviços dos TCB, além da participação e do envolvimento na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Barreiro.
Futuros investimentos na eco-mobilidade
“A autarquia tem vindo a trabalhar de forma intensa para fomentar a eco-mobilidade, considerando a sustentabilidade e a mobilidade áreas prioritárias para o futuro desta cidade”.
Destaca-se, desta forma, a submissão de uma candidatura, no âmbito do Fundo Ambiental, referente à aquisição de 40 novos autocarros elétricos. Este novo investimento aumentará a pegada ecológica dos TCB por uma mobilidade mais ecológica e inclusiva.