A Semana Europeia da Energia Sustentável 2016 está de regresso a Bruxelas, com uma Conferência de Política a ter lugar entre hoje, dia 14, e 16 de junho. O evento realiza-se anualmente pela Comissão Europeia e a Agência executiva para Pequenas e Médias Empresas para debater a energia limpa, segura e eficiente.
Este ano o foco reside no debate sobre dar poder aos consumidores no sentido destes desempenharem um papel ativo na transição energética e no estabelecimento de uma União Energética. Jyrki Katainen, Vice-Presidente da Comissão Europeia responsável pelo Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, e Miguel Arias Cañete, Comissário da Energia e da Ação Climática, abriram hoje o debate debatendo de que forma o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (EFSI) está a contribur para a modernização da economia e um crescimento sustentável, seguro em termos energéticos e resistente às alterações climáticas na Europa, sustentando objetivos de descarbonização de longo prazo.
À noite realiza-se uma cerimónia para premiar os melhores exemplos europeus de energia limpa, segura e eficiente entre as categorias de empresas, setor público e consumidores. Pela primeira vez, os cidadãos europeus também vão atribuir o seu prémio.
Os Prémios da Energia Sustentável na UE distinguem projetos que ajudam a atingir as metas energéticas da União Europeia, enquanto centenas de Dias da Energia estão a ter lugar pela Europa durante o mês de junho para envolver os cidadãos e os players do setor energético no sentido de ajudarem a construir uma União Energética.