Selo de Sustentabilidade reconhece PME que assumem compromisso com o desenvolvimento sustentável
No âmbito do projeto Sustainable ACT, a Porto Business School lança a iniciativa do Selo PME Sustentabilidade com o objetivo de reconhecer o mérito das PME de todo o país que assumem um compromisso com o desenvolvimento sustentável e que, por isso, se destacam na adoção de práticas de gestão e na implementação de ferramentas e metodologias.
Em 2021 a Escola lançou o Sustainable ACT, um projeto, co-financiado pelo Compete 2020, que visa capacitar as PME nacionais com novos conhecimentos, informações e ferramentas, que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – com o objetivo de que as PME nacionais venham a deter políticas internas e externas no âmbito da lógica do triple bottom line – People, Planet, Profit -, sendo que, para isso, deverão ser capacitadas em valências passíveis de serem monitorizadas interna e externamente, tendo estas um contributo positivo nas suas áreas financeira, ambiental e social.
Num comunicado, a Porto Business School explica que, para a atribuição deste selo, a Escola de Negócios vai analisar as práticas de sustentabilidade adotadas pelas PME durante o ano de 2021, através de uma abordagem ESG – Environmental, Social and Governance, com o objetivo de compreender as práticas diárias da empresa. Os critérios para a atribuição do Selo PME Sustentável serão categorizados não só por Indústria e Serviço, mas também por Recursos onde serão avaliados todos os componentes que dão origem à oferta das empresas, como quem e em que condições se faz produção, qual a eficiência dos equipamentos energéticos, uso eficiente dos recursos hídricos, entre outros. Os critérios de análise correspondentes à Envolvente recaem sobre a forma como a empresa se envolve com a comunidade local – desde a relação com a vizinhança até aos apoios sociais. A Gestão da empresa é analisada sobre o critério da sustentabilidade gerada pela empresa, que planos são implementados e as boas práticas documentadas.
As candidaturas para as Pequenas e Médias Empresas estarem passíveis de receber o selo, estão abertas até esta sexta-feira. 20 de maio, e podem candidatar-se aqui. O evento final – de atribuição – será aberto ao público e irá realizar-se no dia 21 de junho.
Workshop PME + Sustentável
A Escola já integra no seu portfólio vários programas que abordam os temas da sustentabilidade e tem em maio, quatro sessões, nos dias 18 e 25, conduzidas por Joana Moreira na qualidade de Project Officer for Sustainability.
As PME das regiões Norte e Centro podem inscrever-se nestes workshops através do formulário online e preencher o diagnóstico FAST – uma ferramenta de autodiagnóstico em sustentabilidade e transformação que permite às PME avaliarem a sua contribuição para os ODS – para levar o relatório para a sessão.
O workshop vai permitir às PME serem mais sustentáveis através dos resultados da FAST que ajudam as empresas a compreenderem o nível de compromisso e concretização nesta área e assim conseguirem aceder a um portfólio de boas práticas e estratégias que lhes promovam a evolução interna.
📸 Facebook da Porto Business School