No Seixal, encontra-se, em fase de construção, o Centro Municipal de Higiene Urbana de Fernão Ferro, um equipamento que pretende garantir toda a limpeza urbana daquela freguesia.
Este centro ficará equipado com varredoras, triciclos elétricos, carrinhas para recolha de monos, máquinas de lavagem, roçadoras, sopradores, desmatadores e equipamento de lavagem de varredoras. Terá ainda seis contentores metálicos para separação de resíduos verdes, madeiras, resíduos de construção e demolição, resíduos elétricos e eletrónicos, monos, um compactador para cartão e outro para embalagens. Estes contentores servirão também para receber resíduos volumosos que os moradores pretendam ali depositar. O espaço também contará com dois oleões, um deles para óleos alimentares usados e outro para óleos minerais.
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que “os resíduos a recolher neste centro não produzem cheiro e serão transportados para destino final assim que os contentores fiquem cheios. Além disso, todo o espaço levará uma cortina arbustiva em redor. A sua localização cumpre uma recomendação da Agência Portuguesa do Ambiente que, no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030, considera que a implantação destes ecocentros deverá ser feita na malha urbana, em áreas mais acessíveis à população. Tudo somado, digamos que esta infraestrutura será de extrema utilidade para os habitantes de Fernão Ferro e de todo o concelho, contribuindo para a nossa afirmação enquanto município que respeita as boas práticas ambientais”.
O equipamento ficará a funcionar com equipas operacionais a trabalhar em dois turnos (das 7h às 14h e das 14h às 21h).