A Câmara Municipal do Seixal alargou, a partir , a partir desta terça-feira, 17 de outubro, a recolha porta-a-porta de resíduos indiferenciados (contentor verde) e de biorresíduos (contentor castanho) na freguesia de Fernão Ferro, mais especificamente nas localidades dos Redondos e da Quinta das Laranjeiras.
Com o intuito de retirar da via pública os contentores de deposição coletiva e contribuir para uma maior higiene do espaço público, esta medida permite a reciclagem dos restos de legumes, cascas de fruta, carne, peixe, ovos, pão, bolos, borras de café e saquetas de chá. Os moradores poderão ainda depositar no contentor castanho restos de aparas de jardim de pequena dimensão e relva, guardanapos, toalhas e toalhetes de papel.
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que “a partir de 31 dezembro de 2023, a recolha seletiva de biorresíduos será obrigatória em todo o território nacional, para cumprimento da legislação nacional e comunitária em vigor, pelo que o município do Seixal já se antecipou e está a implementar este sistema em todas as zonas de moradias que tenham recolha porta-a porta”.
Recorde-se que o Seixal foi a primeira autarquia do distrito de Setúbal a recolher seletivamente biorresíduos.
Calendário das novas recolhas:
– Redondos: terça-feira à tarde (contentor verde – resíduos indiferenciados) e sexta-feira à tarde (contentor castanho – biorresíduos).
– Quinta das Laranjeiras: terça-feira à tarde (contentor castanho – biorresíduos) e quarta-feira à tarde (contentor verde – resíduos indiferenciados).