Segurança do saneamento em destaque no congresso mundial da GWOPA

O  3º congresso mundial da Global Water Operators’ Partnerships Alliance (GWOPA), que decorreu nos passados dias 16 e 18 de setembro, contou com mais de 450 participantes de 85 países e cerca de 80 comunicações. A Acquawise foi representar a Organização Mundial de Saúde e apresentar o Planeamento da Segurança do Saneamento (PSS), no âmbito da sessão temática “Saneamento, Serviços de Águas Residuais & SWOPs”.

Segundo a Acquawise Consulting, uma empresa especializada em gestão e segurança de sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, “o acesso universal a serviços de água e saneamento melhorados e seguros será um desafio comum para todas as entidades nos próximos anos”.

“A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, que estabelece os objetivos e metas que estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta, vem reforçar nos Objetivos 6 e 11 de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a necessidade de ‘Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos’ e ‘Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis’, respetivamente”, salientou a empresa em comunicado.

É de realçar, diz ainda a Acquawise em comunicado, “que todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, serão responsáveis pelo cumprimento dos ODS”. O Planeamento da Segurança do Saneamento irá desempenhar “um papel muito importante para a concretização dos ODS pois visa melhorar os serviços de saneamento e promover a segura reutilização e destino final dos subprodutos do saneamento, salvaguardando a saúde humana e assegurando a proteção do meio ambiente”, concluí.